PUB

Política

PM reuniu-se com embaixadores da CEDEAO em Bruxelas

O primeiro-ministro, José Maria Neves, reuniu-se nesta quarta-feira, em Bruxelas, com os Embaixadores da Costa Ocidental africana residentes na Bélgica.
Durante o encontro entre o Chefe do Governo e os Embaixadores falou-se das relações entre Cabo Verde e a Região da CEDEAO, tendo em conta que Cabo Verde perspectiva uma inserção cada vez mais competitiva no espaço, bem como, das relações CEDEAO/ União Europeia.
“Neste momento estamos a negociar vários programas, designadamente o acordo de parceria económica entre a região e a União Europeia, acontece que o acordo já foi aprovado, mas ainda há divergências internas a nível de vários países da Costa Ocidental Africana, entre os quais a Gâmbia e a Nigéria, que ainda não assinaram o acordo”, declarou José Maria Neves, que adiantou, também a presença da Mauritânia, que não é membro da CEDEAO, mas que faz parte das negociações para a assinatura do acordo de parceria.
O Primeiro Ministro garante que, ainda, há muitas questões que precisam ser discutidas e resolvidas, no quadro desse acordo para que “possamos reforçar as relações económicas e empresariais com a UE”.
Durante a reunião, José Maria Neves fez uma antevisão do seu próximo encontro com o Presidente da Comissão, Jean Claude Junker, que terá lugar na tarde de hoje, aliás essas questões serão analisadas e o financiamento das infra-estruturas é outra matéria que vai merecer a atenção do Chefe do Governo na reunião na Sede da UE em Bruxelas. “
Para o Chefe do Governo “precisamos de um pacote mais substancial para financiar infra-estruturas a nível regional e aqui queremos que que Cabo Verde tenha um tratamento especial tendo em conta que estamos no meio do Atlântico, somos uma região ultraperiférica da Costa ocidental africana e precisamos de investimentos em alguns domínios, designadamente a nível das infra-estruturas aeroportuárias, portuárias, das tecnologias de informação para que o arquipélago seja melhor integrado no espaço da CEDEAO”.
A problemática das energias renováveis, que é igualmente, uma matéria importante para Cabo Verde, estará sobre a mesa nas discussões entre José Maria Neves e Junker.

PUB

PUB

PUB

To Top