PUB

Sem categoria

Destaques da edição 433 do Jornal A NAÇÃO

ESTUDO DO MAHOT SOBRE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL
SÃO POUCAS AS ASSOCIAÇÕES COM “BOA GESTÃO”
Cabo Verde possui mais de setecentas (724) Organizações da Sociedade Civil (OSC), que recebem recursos públicos, sem que, não poucas vezes, prestem contas aos seus membros. Tidas como instrumentos importantes na luta contra a pobreza, entre 2013 e 2015, essas OSC receberam do Estado (Governo e Municípios) mais de um milhão de contos. Santiago (337), Santo Antão (112), Fogo (72) e São Vicente (58) são as ilhas com mais associações.
ULISSES CORREIA E SILVA, PRESIDENTE DO MpD
“VAMOS GANHAR COM MAIORIA ABSOLUTA”
Ulisses Correia e Silva mostra-se confiante na vitória do MpD nas legislativas de 20 de Março de 2016. Aponta finais de Dezembro ou início de Janeiro para suspender o seu mandato como presidente da Câmara Municipal da Praia (CMP), e, na mesma data, deverá divulgar os nomes que irão integrar as listas para as próximas eleições legislativas pelo seu partido. Nesta entrevista, deixa a entender que Jorge Carlos Fonseca continua a merecer o apoio do MpD para as próximas eleições Presidenciais.
SÃO VICENTE
MPD COM LISTA RENOVADA A MAIS DE 50 POR CENTO
A lista que o MpD vai apresentar em São Vicente para as Legislativas de 2016 deixa de fora três dos quatro deputados que representam a ilha no Parlamento. Só Eva Caldeira Marques entra nas sondagens, ficando de fora Humberto Cardoso e António Jorge Delgado, assim como Jorge Santos que assume o “comando” em Santo Antão. Caem os “veteranos”, entram mulheres e homens das “municipais”.
NEGÓCIOS
VENDA E COMPRA DE OURO EM CRISE
O negócio do ouro, que outrora representava um investimento seguro e de prestígio, já não é mais o que era. Com a crise e a insegurança, os hábitos mudaram e, com isso, as vendas vêm perdendo o brilho, ano após ano. Algumas ourivesarias tradicionais fecharam já as portas, ou estão em vias disso, cedendo o lugar aos comerciantes informais, normalmente imigrantes africanos. Estes, longe de reclamarem, dizem não ter razões de queixa.
SAÚDE
HAN COM CERTIFICADOS ISO 9001
Quatro serviços do Hospital “Dr. Agostinho Neto” (HAN), na Praia, receberam, dia 10, certificados de qualidade ISO 9001. Com isso, o centro de diálise, o banco de sangue, o laboratório de análises clínicas e o laboratório ELISA desse estabelecimento hospitalar, que já são de referência nacional, passam a ser reconhecidos mundialmente pela qualidade dos serviços que prestam.
SANTO ANTÃO
REGIÃO SANITÁRIA COBERTA POR ESPECIALISTAS
Com a criação da Região Sanitária de Santo Antão, em Março deste ano, “todas as localidades da ilha passaram a receber visitas de especialistas e cuidados primários de saúde”. Esta melhoria deve-se ao aumento do número de técnicos e uma melhor articulação das estruturas de saúde na ilha. São avanços apontados por Elísio Silva, director interino da RSSA, confiante que Santo Antão vai alcançar os Objectivos do Desenvolvimento do Milénio em matéria da saúde.
Fazem ainda parte desta edição do Jornal A NAÇÃO, nº 433, que já está nas bancas desde as primeiras horas desta quinta-feira, 17 de Dezembro, o habitual Caderno ETC., a par das opiniões de Gabriel Delgado, Carlos “Calicas” Tavares, José Valdomiro Lopes e José Rebelo, e da coluna de Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top