PUB

Mundo

Coreias do Sul e Norte aceitam dialogar pela primeira vez em dois anos

 A Coreia do Norte aceitou a oferta de Seul para a realização de conversações, esta terça-feira, 9, informou o ministério sul-coreano da Unificação, encarregado das relações com Pyongyang.

As conversações inter-coreanas estavam interrompidas desde 2015.

“Iremos à Casa da Paz de Panmunjom, em 9 de Janeiro”, afirmou Ri Son-Gwon, chefe do Comité Norte-coreano para a Reunificação Pacífica da Coreia.

A “Casa da Paz” é um prédio situado ao Sul de Panmunjom, localidade da fronteira situada na Zona Desmilitarizada que divide a península coreana.

O porta-voz do Ministério da Unificação, Baek Tae-Hyun, declarou à imprensa que as negociações se concentrarão, principalmente, nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, na Coreia do Sul, entre  9 e 25 de Fevereiro, e na “questão da melhoria das relações intercoreanas”.

O diálogo chega após dois anos de aumento da tensão na península, durante os quais a Coreia do Norte realizou três testes nucleares e multiplicou os lançamentos de mísseis.

A Coreia do Norte afirma ter alcançado seu objetivo militar de ser capaz de lançar um ataque nuclear contra o conjunto do território continental americano.

O líder norte-coreano, Kim Jong-Un, advertiu em seu discurso de Ano Novo que tem um botão nuclear em seu gabinete, mas ao mesmo tempo estendeu a mão ao Sul, ao afirmar que Pyongyang poderá enviar sua equipa aos Jogos de Inverno.

Seul respondeu, propondo a realização de discussões de alto nível, em Panmunjom, no dia 9 de Janeiro, pela primeira vez em dois anos.

PUB

PUB

PUB

To Top