PUB

Cultura

Actor Pedro Lamares é o convidado especial do segundo Spoken Word Mindelo

O actor português, Pedro Lamares, é o convidado especial do segundo Spoken Word Mindelo. A segunda sessão do evento acontece no Espaço Fernando Pessoa, no lounge do Centro Cultural Português (São Vicente) na tarde desta quarta-feira (24).

O evento reúne em cada sessão um conjunto de slammers que se reúnem pela palavra, para partilhar com a plateia poemas seus ou de autores e autoras com que queiram ler. Assim sendo Pedro Lamares integra uma lista que conta com os nomes de Revan Almeida, Camilo D. Júnior, Rui César, Willy Neves e Cuk Tel Martelo.

O português tem um vasto currículo no teatro, no cinema, na dança e na televisão. Estudou teatro na Academia Contemporânea do Espectáculo (1998-01). Em teatro e dança, Integrou o elenco de várias peças nas companhias Ensemble, Teatro do Bolhão, Kale, As Boas Raparigas, entre outras.

No cinema, participou em Filme do Desassossego (João Botelho), A Vida Invisível (Vitor Gonçalves), 4ª Divisão (Joaquim Leitão), Os Gatos Não Têm Vertigens (António Pedro Vasconcelos), além de várias curtas-metragens.

Na televisão, apresenta e faz escolha e leitura de textos (com Filipa Leal) no programa Literatura Aqui, da RTP2. Integrou o elenco fixo de quatro telenovelas em Portugal (Dei-te Quase Tudo, Deixa-me Amar, Olhos nos Olhos e Sentimentos – TVI) e uma no Brasil (Paixões Proibidas – BANDEIRANTES e RTP).

Co-protagonizou dois telefilmes da série Casos da Vida, na TVI, participou em quatro séries da RTP (Os Filhos do Rock; Bem-vindos a Beirais; Voo Directo e Pai à Força) e uma novela da SIC (Coração d’Ouro).

Na poesia, dedica-se à escolha e leitura em ciclos e recitais, sendo leitor regular nas Quintas de Leitura, Poesia à Mesa, Centro Cultural de Belém e Casa Fernando Pessoa, onde, com Eunice Muñoz, criou as leituras encenadas Pessoa em Diálogo.

Participou em vários festivais literários e dirige espectáculos de teatro, música e poesia. Criou e interpretou o espectáculo O Fraseador, em digressão pelo país entre 2011 e 2013. Integrou a direcção artística do disco Canções de Lemúria, de Marina Pacheco e Olga Amaro. Fez direcção de actores em Quebra-nozes no Gelo e Branca de Neve no Gelo, bem como no filme 2000 Pés (Bruno Nacarato).

Já fez internacionalizações em projectos na Bélgica, Itália, Brasil, Moçambique e Chile. Vem sendo professor convidado nas escolas Ginasiano (V. N. Gaia), Balleteatro (Porto) e Academia Contemporânea do Espectáculo (Famalicão). Dirige o grupo de teatro do Garcia de Orta. É consultor e formador na área da comunicação.

 
 
 

PUB

PUB

PUB

To Top