PUB

Mundo

Síria: Curdos apelam a “mobilização geral” para defender Afrine

As autoridades locais curdas decretaram a “mobilização geral” para defender o enclave de Afrine (no Noroeste da Síria), apelando aos civis para “pegarem nas armas” contra a ofensiva lançada pela Turquia.

A ofensiva, lançada no sábado, 20, pelo exército turco em conjunto com rebeldes sírios pró-Ancara, visa a milícia curda síria das Unidades de Protecção do Povo Curdo (YPG), considerada pela Turquia como “terrorista”, mas que tem estado na linha da frente da luta contra o grupo radical Estado Islâmico na Síria.

O decreto foi anunciado num comunicado das autoridades curdas da divisão administrativa de Jaziré, uma das três que constituem a “região federal”, administração semi-autónoma proclamada em 2016 pelos curdos sírios nos territórios que controlam.

A ofensiva turca foi lançada dias depois de Ancara reagir negativamente a informações de que os Estados Unidos da América (EUA) estariam a preparar a criação de uma “força de fronteira” para o Norte da Síria, integrando combatentes das FDS.

As YPG, que Ancara considera uma extensão na Síria do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que combate as autoridades turcas desde 1984, são apoiadas pela coligação internacional anti-“jihadista”, conduzida pelos Estados Unidos.

PUB

PUB

PUB

To Top