PUB

Mundo

Turquia e EUA empenhados na recuperação das relações bilaterais

A Turquia e os Estados Unidos da América (EUA) concordaram em recuperar as relações bilaterais, anunciando uma série de mecanismos para solucionar a situação que se encontra “num momento crítico”.
“As nossas relações encontram-se num momento crítico. Ou acabamos com as relações ou temos de colocar em ordem as relações”, alertou o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Cavusoglu, após um encontro com o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, em Ancara.
As duas partes anunciaram a criação de mecanismos para recuperar a confiança.
Cavusoglu disse que na reunião que Tillerson manteve com o presidente turco, Recep Erdogan, ficou decidido estreitar as relações entre os dois países.
O secretário de Estado norte-americano referiu-se à melhoria da coordenação sobre o conflito na Síria, que motivou a crise política e diplomática entre os EUA e a Turquia.
Em concreto, Tillerson indicou que vai ser criado “um mecanismo comum” para resolver, com urgência, a retirada da cidade de Minbej, na Síria, onde se encontram militares norte-americanos que apoiam uma milícia curda inimiga de Ancara.

PUB

PUB

PUB

To Top