PUB

Mundo

UE reúne-se a 27 com futura composição do Parlamento Europeu em agenda

Os líderes da União Europeia (UE) reúnem-se, esta sexta-feira, a 27, sem o Reino Unido, para debater a futura composição do Parlamento Europeu (PE), a escolha do próximo presidente da Comissão Europeia e o quadro financeiro após o “Brexit”.

“Parece natural que menos Estados-membros impliquem menos lugares”, considera o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, na carta-convite para a cimeira, enviada para as capitais dos 27.

Tusk segue a recomendação votada pelos eurodeputados, que propõem a redução de 751 para 705 lugares no PE nas próximas eleições europeias, em 2019.

A carta refere, também, que a escolha do próximo líder do executivo europeu está na agenda do encontro, nomeadamente a intenção do PE de repetir o processo aplicado pela primeira vez em 2014 em que os partidos políticos europeus avançavam com cabeças-de-lista para a Comissão Europeia.

Outras questões institucionais, como o número de comissários europeus e a possibilidade de fundir os cargos de presidente da Comissão com o do Conselho, o direito de veto a parlamentos nacionais e o voto por maioria qualificada.

O quadro financeiro plurianual (QFP) pós-2020 é outro tema em agenda, nomeadamente: o corte nas contribuições com a saída do Reino Unido, marcada para Março de 2019.

PUB

PUB

PUB

To Top