PUB

Mundo

Coreia do Sul envia representante de alto nível ao Norte

A Coreia do Sul vai enviar um representante de alto nível à Coreia do Norte, para prosseguir a aproximação entre os dois países, mas ainda se desconhece quando, adianta fonte da presidência Sul-coreana.

A visita deste representante, cuja identidade não foi ainda divulgada, “dará reciprocidade à visita da enviada especial da Coreia do Norte, Kim Yo-jong”, irmã do líder norte-coreano, durante os Jogos Olímpicos de Inverno, realizados em Fevereiro.

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, já informou ao seu homólogo norte-americano, Donald Trump, da missão que o executivo de Seul enviará ao seu vizinho do Norte.

A viagem do delegado Sul-coreano a Pyongyang “servirá para confirmar detalhes tratados durante a visita à Coreia do Sul de uma delegação Norte-coreana de alto nível”, acrescentou Moon na sua conversa com Trump.

Na sua deslocação ao Sul, Kim Yo-jong transmitiu a Moon um convite para viajar a Pyongyang e participar na I Cimeira Inter-Coreana em mais de uma década.

Outra delegação de alto nível do Norte visitou, semana passada, a Coreia do Sul, para o encerramento dos Jogos e assegurou ao Presidente Sul-coreano que Pyongyang está disponível para dialogar com os Estados Unidosda América, que insistiu que a Coreia do Norte deve mostrar um compromisso firme com a desnuclearização, antes de iniciar conversações.

Moon está convencido que a actual aproximação entre as duas Coreias, tecnicamente ainda em guerra, pode servir para que Washington e Pyongyang voltem falar, após um 2017 marcado por sucessivos testes de armas do regime norte-americano e uma troca de ameaças com Donald Trump.

PUB

PUB

PUB

To Top