PUB

Mundo

EUA: Carolina do Sul multa quem usa calças demasiado descidas

Legisladores do estado norte-americano da Carolina do Sul querem proibir, através de uma polémica lei, e sancionar quem o faça, o uso de calças abaixo da cintura e até a mostrar a roupa interior. A moda é conhecida como “saggy pants” e contra ela parece haver um acordo entre democratas e republicanos, visto que pessoas de ambos os partidos apoiam a medida.

No texto pode ler-se que o objectivo é proibir que se vistam calças mais de oito centímetros abaixo da crista ilíaca. Isto é, basicamente, abaixo da cintura. Mostrar a pele e a roupa interior também não é aconselhável, visto que existem várias multas, com estas a começarem nos 25 dólares (pouco mais de 20 euros) e a aumentarem com base no mesmo valor, tendo em causa a reincidência.

Assim, à primeira reincidência será aplicada uma multa de 50 dólares, ou, no máximo, três horas de trabalho comunitário, ou ambas. A partir da terceira pena, a multa será de 75 dólares, ou, no máximo, seis horas de trabalho comunitário. Pode ainda acrescer ao valor os custos do Tribunal.

As violações à lei, no entanto, não serão consideradas crimes ou actos delinquentes, nem irá prejudicar possíveis ajudas financeiras para frequentar escolas ou universidades.

A proposta, que está neste momento no Comité Judicial do estado da Carolina do Sul, está a levantar protestos, principalmente entre grupos de defesa dos direitos civis, que defendem que a medida tem como alvo os afro-americanos.

PUB

PUB

PUB

To Top