PUB

Sociedade

Mosteiros aposta na fileira das pescas

A autarquia dos Mosteiros decidiu apostar na “fileira da pesca”, através do “Projecto Impacto” a ser desenvolvido pelo Programa Plataforma para o Desenvolvimento Local e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. Neste caso concreto, o programa contempla cerca de 75 pescadores e 25 peixeiras que, desta forma, poderão gerar os seus próprios rendimentos.
De acordo o vereador e ponto focal do programa, Fábio Vieira, o “Projecto Impacto” vai investir na reconstrução da casa dos pescadores de modo a melhorar as condições de vida e de trabalho dos homens do mar e das peixeiras do concelho, bem como da sua segurança.
“O novo edifício terá um espaço para a associação dos operadores de pesca que será uma voz importante junto das autoridades municipais e nacionais no que tange à implementação das políticas públicas para o desenvolvimento do sector das pescas no município”, adianta.
Fora isso, vai-se também criar uma pequena unidade de frio para a conservação de pescado, sobretudo em períodos de defeso e de maré alta, bem como quando há excedente de pescado.“Com isto vamos acudir a uma das reivindicações antigas dos pescadores e peixeiras dos Mosteiros”, acrescenta.
O projecto está enquadrando num outro programa, este de requalificação da orla marítima dos Mosteiros, orçado em 12 mil contos e financiado pela Cooperação Luxemburguesa, no valor 30 mil dólares.
Por sua vez, a autarquia de Fernandinho Teixeira vai mobilizar mais recursos, desta feita junto do Fundo do Ambiente.
SM

PUB

PUB

PUB

To Top