PUB

Mundo

Angola: MRE russo esta segunda-feira em Luanda

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, chega, esta segunda-feira, 5, a Luanda (Capital de Angola), para uma visita de reforço da cooperação entre os dois países.

Uma nota do Ministério das Relações Exteriores (MRE) de Angola – a que a Lusa teve acesso – indica que o chefe da diplomacia russa chefia a comitiva ministerial, que vai manter conversações oficiais com a delegação angolana, presidida pelo seu homólogo  Manuel Augusto.

Antes das conversações entre as delegações, os dois ministros vão manter um encontro bilateral, durante o qual vão analisar assuntos da agenda política diplomática mundial, continental e regional.

O programa de visitas prevê, também, uma audiência com o Presidente de Angola, João Lourenço, seguindo-se uma conferência de Imprensa dos dois ministros, antes do regresso da delegação russa.

Angola e Rússia têm relações privilegiadas desde 1976, altura em que os dois países assinaram o Tratado de Amizade e Cooperação, tendo, a partir daquele ano, até ao presente momento, as relações entre os dois países passado por deiferentes etapas de cooperação.

Segundo a nota do MRE, actualmente a cooperação entre os dois Estados são mais significativas nos sectores da energia, geologia e minas, ensino superior, formação de quadros, defesa, interior, telecomunicações e tecnologias de informação, pescas, transportes, finanças e banca.

As autoridades angolanas estimam que vivem, actualmente, em Angola, mil  russos, enquanto mil e 500 angolanos residem na Rússia.

PUB

PUB

PUB

To Top