PUB

Mundo

Arábia Saudita adopta programa de energia nuclear civil

O Governo da Arábia Saudita aprovou um programa de desenvolvimento de energia nuclear e apresta-se a atribuir os primeiros contratos para a construção de centrais nucleares civis, anunciou a agência oficial SPA.

Este programa especifica que as actividades nucleares sauditas tenham um objectivo civil (não militar) e prevêem medidas de segurança reforçadas, que acrescem às de boas práticas na gestão de material nuclear.

Nos próximos 20 anos, a Arábia Saudita prevê construir 16 reactores nucleares, com um custo total de cerca de 65 mil milhões de dólares (52,7 mil milhões de euros), segundo responsáveis e analistas.

A Arábia Saudita é o primeiro exportador mundial de petróleo, porém decidiu desenvolver um programa de energia nuclear para não ficar dependente do crude.

A adopção de um programa nuclear foi anunciada alguns dias antes da visita do príncipe Mohammed ben Salmane aos Estados Unidos da América, a partir da próxima segunda-feira, 19, em que um acordo de cooperação com Washington sobre o programa nuclear civil seja abordado.

A transferência de tecnologia no quadro da construção das centrais é um dos assuntos que está a ser discutido com os Estados Unidos.

Uma empresa norte-americana, Westinghouse, sociedades russas, chinesas e sul-coreanas estão, igualmente, na mira de contratos com a Arábia Saudita.

PUB

PUB

PUB

To Top