PUB

Santo Antão

Santo Antão: Paúl atrai turistas para Páscoa

A Sei Entertainment, empresa promotora de eventos de Santo Antão, tem na agenda um vasto leque de ofertas turísticas, sociais e culturais, para a Páscoa no município do Paul. Com isso pretende promover esse concelho enquanto destino turístico, não descurando do potencial cultural daquela que é uma das mais belas regiões do país.
Todos os anos a ilha de Santo Antão recebe forte afluência de pessoas por ocasião da Páscoa, sobretudo estudantes da ilha de São Vicente e turistas. Boa parte tem como destino o município do Paul, que, além de possuir uma das mais belas paisagens montanhosas de Cabo Verde, tem um forte potencial a nível cultural.
E é pensando nisso que a Sei Entertainment, em parceria com a Câmara de António Aleixo, preparou um leque de actividades para os dias 29, 30 e 31 de Março, como forma de diversificar a oferta do município, constituindo uma boa alternativa para o desenvolvimento local.
“Uma iniciativa deste género justifica-se pela valorização que as actividades culturais, desportivas e recreativas trazem ao Paul, ao longo desses três dias de Páscoa. Congratula-se com o maior concentração de visitantes nacionais e não só, no ano, facto que já há vários anos tem-se constatado progressivamente”, diz Clédir Gonçalves, um dos representantes da Sei Entertainment.
As actividades, pensadas por essa agência, enquadram-se no programa denominado “Séb hé Páscoa na Paul”. Contempla a montagem de um parque de campismo, montagem de stands para feira de produtos e música, corrida de cavalos e atletismo, intercâmbios com grupos carnavalescos do Paul, Ribeira Grande e São Vicente, concertos com bandas nacionais e internacionais, entre outros.
“A corrida de cavalo, uma actividade inserida pela primeira vez no programa das comemorações de Páscoa no Paul onde que qualquer cavalo nacional cruzado pode se inscrever e participar. Como é hábito nas corridas feitas em Santo Antão, haverá cavalos de toda a região santantonense e também cavalos de São Vicente”, diz
O impacto do turismo sobre as manifestações culturais no município, principalmente as romarias, foi levado em conta na projecção desta iniciativa. “A comemoração das festividades da Páscoa, para além da parte religiosa têm vindo a ganhar um impacto importante no concernente as viagens turísticas internas e externas que visitam o concelho do Paul, permanecendo por um período de três dias com impacto natural na economia local”, acrescenta a nossa fonte.
Objectivo
A meta do “Séb hé Páscoa na Paul” é vasta e tem como foco a questão de produção agrícola no município, de modo a demonstrar a inequívoca importância desse sector, em termos de emprego e crescimento de riqueza centrados na qualidade de vida. Prevê igualmente a potencialização das actividades recreativas, culturais e desportivas dinamizando o concelho.
“Especificamente, queremos, entre outras coisas, sensibilizar os diversos agentes intervenientes num quadro de mudança de paradigma e descoberta de áreas culturais como oportunidades de negócios. Também olhamos para a preservação das tradições e manifestações socioculturais, estimulando o empreendorismo local”, diz também xxxx.
Parcerias e expectativas
A Câmara Municipal do Paul é a principal parceira deste projecto, mas a Sei Entertainment espera poder contar também com o apoio de entidades culturais, turísticas, empresas e instituições públicas e privadas, a par de algumas individualidades da ilha de Santo Antão.
“Mesmo tendo um programa que vai reunir milhares de pessoas em três dias no Paul, ainda várias empresas ou entidades não conseguem ver oportunidades”, acrescenta.
O ponto alto deste projecto acontece a 31 de Março, dia em que decorre o concerto com bandas nacionais e internacionais.
A Sei Entertainment é uma empresa sediada em Santo Antão, composta pelos jovens Clédir Gonçalves, Fredy de Oliveira e Célio Duarte. Foi oficializada em Janeiro deste ano e assume-se como uma sociedade de jovens para realização de eventos de cariz social entretenimento e cultural. O propósito centra-se na dinamização de um estrato social proporcionando alternativas e canais de movimentação económica promovendo a criatividade e a cultura.

PUB

PUB

PUB

To Top