PUB

Destaques

Destaques da edição 552 do Jornal A NAÇÃO

REGIONALIZAÇÃO
OLAVO CORREIA É CONTRA DIVISÃO DE SANTIAGO EM DUAS REGIÕES
O vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, diz-se contra a divisão da ilha de Santiago em duas regiões: Norte e Sul. Defende, em vez disso, uma “ilha unida” e focada na “optimização dos seus recursos”. E alerta: “O futuro de Cabo Verde não está na regionalização, mas sim na sua abertura ao mundo…” Enquanto isso, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, defende o contrário: pela sua dimensão e população, Santiago vai ser dividida em duas regiões: Santiago Norte e Santiago Sul. Das duas, qual é a proposta do MpD para a regionalização?
VOOS PARA BRASIL E EUROPA COM FRACA ADESÃO
“HUB” DO SAL SEM FORÇA…AINDA
Desde que o “hub” do Sal entrou em funcionamento, em Fevereiro, que os voos da TACV para Fortaleza (Brasil) e Paris estão praticamente às moscas. Em contrapartida, a TAP vai reforçar os voos para São Vicente e Praia, tirando partido do “vazio” deixado pela concorrente cabo-verdiana. A “Air Marroc”, através do seu “hub” em Casablanca, entrou também na corrida para o Brasil. Viajar, a partir do Sal, tornou-se desconfortável, dizem os operadores de Santiago e São Vicente.
BANCOS COMERCIAIS RECEBEM E_MAILS FALSOS DO BCV
BANCO CENTRAL LANÇA ALERTA DE FRAUDE
Alguns bancos comerciais foram alvos de uma tentativa de fraude através de um email falso do Banco de Cabo Verde. Esta situação, que é nova, preocupa o BCV, que não sabe ainda qual é o motivo dessa tentativa de obtenção de informações junto das instituições financeiras.
MPD EM SÃO DOMINGOS
ISA GANDIRA DESTRONA ISA COSTA
Os resultados do apuramento-geral ditaram a vitória de Isa Gandira para a Comissão Política e a Assembleia do MpD em São Domingos. Destronada, a outra candidata, Isa Costa, já deu entrada a um pedido de impugnação e promete levar o caso ao Tribunal, para denunciar “todas as falcatruas”.
SEQUESTRADOS
AVÓ E NETO VIVEM MOMENTOS DE TERROR DENTRO DA PRÓPRIA CASA
Uma mulher e o seu neto, residentes em Ponta d´Água, na cidade da Praia, viveram, na semana passada, momentos de terror dentro da própria casa. Foram surpreendidos e amarrados por dois encapuzados que, usando a porta de entrada de uma loja anexa àquela residência, foram à procura de ouro e dinheiro. E conseguiram.
SÃO VICENTE
DERBY VENCE ACADÉMICA E FICA A UM PONTO DO TÍTULO
O FC Derby deu um importante passo rumo à conquista do título regional de futebol em São Vicente. Na tarde de domingo (25), os azuis-e-branco venceram a Académica por 1-0, na partida de encerramento da penúltima jornada da prova. Com esta vitória, o Derby mantém a vantagem de dois pontos para o Mindelense nas vésperas do embate entre estas duas formações.
AUTISMO E SÍNDROME DE DOWN
ASSOCIAÇÕES QUEREM MAIS VISIBILIDADE E CONSCIENTIZAÇÃO
A sociedade cabo-verdiana ainda “não sabe lidar” com patologias como o Síndrome de Down e o Autismo. Por isso, as associações como a “Colmeia” e “Down do Amor” prometem batalhar para dar visibilidade às pessoas com estes transtornos em Cabo Verde, visando a defesa dos seus direitos, bem-estar e inclusão. Por sua vez, as famílias estão, igualmente, preocupadas com o atendimento que é prestado nas instituições.
Pode ler, ainda, nesta Edição nº 552 – que já está bancas -, o tradicional Caderno ETC.; assim como a Opinião de Silas Leite; e as Colunas de Natacha Magalhães e de Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top