PUB

Cultura

São Miguel: Livros de Mana Guta apresentados esta sexta-feira

Os livros “Libru Grandi di Nhara Sakedu, Vulumi I” e “Língua de Berço”, da autora micaelense Maria Augusta Tavares “Mana Guta”, são apresentados esta sexta-feira, 20, às 10H00, no Salão nobre da Câmara municipal de São Miguel (interior de Santiago). A apresentação enquadra-se no âmbito das actividades comemorativas do mês do professor cabo-verdiano, que se assinala no dia 23 de Abril.
“Libru Grandi di Nhara Sakedu, Vulumi I” é um livro de Registo, Memória e Auto-ficção, escrito em Língua Cabo-verdiana, enquanto que “Língua de Berço”, escrito em língua portuguesa, por sua vez, dá sustentabilidade histórica e técnica ao primeiro.
São duas obras numa única publicação que, segundo a autora, pretendem dar “um modesto contributo” à valorização do Crioulo de Cabo Verde, principalmente na sua vertente escrita.
A autora, Maria Augusta Évora Tavares Teixeira, que também usa o Pseudónimo literário de Mana Guta, é uma escritora cabo-verdiana, natural de São Miguel, que se tem dedicado às temáticas das línguas, literaturas e memória.
Publicou o seu primeiro artigo académico em 1992 e dessa época a esta parte somam-se já 15 títulos, entre artigos académicos e contos, para além de dois livros: Autoria e Construção da Identidade Cabo-verdiana: diálogos entre a obra de Germano Almeida e o Discurso Parlamentar (2010) e Outras Pasárgadas de Mim: três histórias de inclusão (2014).
Na ficção, dedica-se à literatura de inclusão para crianças e adultos.
AN
 

PUB

PUB

PUB

To Top