PUB

Política

PM faz primeira visita oficial a Angola

O Primeiro-Ministro (PM), Ulisses Correia e Silva, realiza, a partir deste sábado, 28, a sua primeira visita oficial a Angola. Nesta missão que vai até segunda-feira, 30, o Chefe do Governo faz-se acompanhar pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, e de Estado, dos Assuntos Parlamentares e Presidência do Conselho de Ministros e Ministro do Desporto, respectivamente, Luís Filipe Tavares e Fernando Elísio Freire.
De acordo com nota de Imprensa chegada ao A NAÇÃO, durante a sua estada em Angola, o PM manterá encontros bilaterais com individualidades daquele País Lusófono da África Austral, assim como reuniões com empresários e visita à comunidade cabo-verdiana ali residente.
“Cabo Verde está a promover o reforço e o desenvolvimento de mecanismos eficazes de cooperação e aprofundar a histórica relação entre os dois Estados, elevando-a a um novo patamar e com um novo sentido”, refere a nota já citada, para acrescentar que pretende-se que a cooperação “seja assente em bases que sustentem uma Parceria Estratégica diversificada, com enfoque no diálogo político permanente e ao mais alto nível e, numa cooperação económica e empresarial mutuamente vantajosa”.
As relações entre Cabo Verde e Angola remontam aos primórdios da luta de libertação nacional, portanto, anterior à independência.
“Os dois países gozam, igualmente, de excelentes relações políticas, com frequentes concertações político-diplomáticas, quer bilateral, quer a nível multilateral no seio dos PALOP, CPLP e ainda nas várias organizações internacionais de que ambos são membros, como a União Africana e ONU”, reporta a nota do Executivo, que remarca que a “visita oficial do Chefe do Governo à Angola, acontece num momento em que há convicção de ambas as partes em reforçar e melhorar ainda mais as relações bilaterais, comerciais e o diálogo politico”.
Esta visita oficial tinha sido anunciada, em Fevereiro, pelo ministro Luís Filipe Tavares, no final de uma deslocação àquele país.
Na ocasião, Tavares revelara, também, que, em Julho próximo, o Presidente da República de Angola, João Lourenço, estará em Cabo Verde.

PUB

PUB

PUB

To Top