PUB

Opinião

Saudação à Cidade da Praia pelos seus 160 anos

Saudamos, com júbilo e esperança, o dia 29 de Abril, efeméride que assinala os 160 anos da elevação da antiga Vila da Praia de Santa Maria à Cidade da Praia, Capital da República de Cabo Verde.

A nossa saudação tem convicção e identidade, porquanto aporta um enorme espirito de pertença e profundo respeito pela trajetória histórica desta cidade e vislumbra-lhe um grande futuro, para o orgulho de todos os cabo-verdianos nas ilhas e no mundo. Saudação que enviamos a todos que abraçam o processo da sua construção colectiva – às instituições do Estado, entidades municipais eleitas, associações cívicas, entidades religiosas, outras organizações, personalidades, figuras emblemáticas, produtores da cultura e dos desportos, pescadores e vendedeiras, cidadãos e cidadãs anónimos desta Cidade abençoada pela sua amada padroeira, Nossa Senhora da Graça.

Neste tempo de celebração mais que justa e merecida, terá também de ser aquele de reflexão consequente sobre o modo de abordagem dos diferentes fenómenos socio –culturais, a  observância pela diversidade da forma de ser e estar na vida, o multiculturalismo, a redução da pobreza, da exclusão e da marginalidade, a dignidade de todos os munícipes, a coexistência, a segurança e a preservação do ambiente na cidade.

Uma Praia cosmopolita, inclusiva e solidária, assim como laboriosa e próspera, saneada e bonita. Com os serviços públicos de qualidade, com eficiência energética e suficiência hídrica, com dinâmica empresarial, com artes e ciências, com património material e imaterial valorizados e desportos em alta, com lealdade para competir e generosidade para acolher. Uma Cidade generosa, inteligente e intensamente conectada com o mundo. Uma Praia com intensa atividade turística, comercial e industrial, com a sua malha urbana integrada, com os seus bairros infra-estruturados, a sua orla marítima requalificada, o seu aeroporto redimensionado em perspetiva verdadeiramente internacional e o seu porto com autonomia e projetado para a nossa Região Africana, Europa e o Mundo.

Uma Praia que se consolide como uma verdadeira cidade criativa, tecnológica e universitária, como espaço equipado para a cidadania esclarecida. Uma Praia – metrópole, imparável, a Cidade que NOS UNE na pluralidade e na diversidade.

Nesta ocasião, apelamos a uma cidadania local mais vigorosa, participada e deliberativa, capaz de transformar Praia e fazer dela uma Cidade a medida dos sonhos dos seus filhos e de todos os cabo-verdianos.

VIVA A CIDADE DA PRAIA DE SANTA MARIA DA VITÓRIA E DA ESPERANÇA.

Felisberto Vieira – Filú

Deputado e ex- Presidente da Câmara Municipal da Praia

PUB

PUB

PUB

To Top