PUB

Mundo

Guiné-Bissau: UE disposta a colaborar para Legislativas

A União Europeia (UE) está “pronta” a colaborar com a Guiné-Bissau na organização das Eleições Legislativas, previstas para Novembro, depois da nomeação de um Governo inclusivo, a quem pediu a recuperação da “normalidade democrática”.

Num comunicado, divulgado à imprensa, da porta-voz da representante para a Política Externa da União Europeia, Federica Mogherini, pode ler-se que a nomeação de um Governo inclusivo e de um primeiro-ministro de consenso “são passos importantes para o restabelecimento do normal funcionamento das instituições”.

“Encorajamos todas as partes a comprometerem-se com a nova oportunidade para a recuperação da normalidade democrática, do Estado de Direito e da estabilidade institucional”, refere.

Para a União Europeia, é a “hora de consolidar o progresso político e institucional, ter um programa e orçamento para o Governo apresentado e debatido na Assembleia Nacional Popular e iniciar os preparativos para as eleições legislativas”, previstas para 18 de Novembro.

“Estamos prontos para colaborar com as autoridades da Guiné-Bissau para Eleições Legislativas transparentes e inclusivas em 18 de Novembro de 2018”, sublinha o comunicado.

A UE destacou, também, os esforços da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para ultrapassar o impasse político.

O novo Governo de inclusão da Guiné-Bissau tomou posse, quinta-feira, 26, depois de uma crise política, que durou três anos, e tem como principal objectivo organizar as Eleições Legislativas.

PUB

PUB

PUB

To Top