PUB

Mundo

França formaliza candidatura a observador da CPLP

 
A França apresentou, oficialmente, a sua candidatura para aceder ao estatuto de Observador Associado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Segundo um comunicado da embaixada francesa – citado pela Lusa -, a carta do ministro dos Negócios Estrangeiros, Jean-Yves Le Drian, que formaliza o pedido, bem como o plano de actividades e o plano de acção para a promoção do ensino do português em França, que sustentam a candidatura, foram entregues pelo embaixador, Jean-Michel Casa, à secretária-executiva da CPLP, a são-tomrnse Maria do Carmo Silveira, no dia 27 de Abril, em Lisboa (Portugal).
A candidatura francesa é motivada pela presença de uma importante comunidade portuguesa e luso-descendente em França (estimada em cerca de um milhão e meio de pessoas, a mais importante fora de Portugal), “pela partilha da mais longa fronteira terrestre francesa com o Brasil (região da Guiana francesa)” e pela importância das relações de França com os países africanos membros da CPLP, em matéria de formação e ajuda ao desenvolvimento, destaca o mesmo comunicado.
A candidatura vai ser analisada na Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP, que vai acontecer nos próximos dias 17 e 18 de Julho, na ilha do Sal, em Cabo Verde.
As categorias de Observador Associado e de Observador Consultivo foram estabelecidas em 2005, em Luanda (Angola), no Conselho de Ministros da CPLP.
Actualmente, dez países têm o estatuto de Observador Associado da CPLP: Geórgia, Hungria, Japão, República Checa, Eslováquia, ilhas Maurícias, Namíbia, Senegal, Turquia e Uruguai.
Itália e o Principado de Andorra formalizaram, igualmente, propostas em Janeiro.
Integram a CPLP, Cabo Verde, Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

PUB

PUB

PUB

To Top