PUB

Economia

IGAE apreende mais de um milhão de escudos em bebidas ilegais

O IGAE, numa ação conjunta com a Polícia Nacional, Fiscal e  Municipal, realizou recentemente apreensões estimadas em um milhão e quinhentos mil escudos de ponches.
A operação decorreu na capital e em Santa Catarina, no âmbito das festividades do dia 13 de Maio.
Os produtos apreendidos são na sua maioria de produção ilegal- produzidos por quem não é detentor de licenciamento industrial, e não cumpre os requisitos legais de comercialização, nomeadamente rotulagem e suas menções obrigatórias.
Em consequências dessas apreensões tem vindo a decorrer na sede da IGAE e na sua Delegação Norte, com a participação da IGQPI e da Direção Nacional da Indústria, ações de formação e informação sobre a produção e comercialização legal de bebidas compostas, com objetivo de legalização das atividades de produção e melhoria da qualidade do produtos e salvaguarda da saúde do consumidor.
Esta ação da IGAE que irá continuar no Verão e em particular nos festivais, para fazer frente à forte prática de informalidade, à insegurança das bebidas alcoólicas, à produção de aguardentes de péssima qualidade (produzido a partir de racalda e açúcar, na sua maioria) que serve de matéria-prima para produção de ponches e licores e, sobretudo, para fazer frente ao grave problema do alcoolismo existente em Cabo Verde.
De referir que no mês passado, foram apreendidos cerca de 4 000 litros de aguardente de origem ilegal, no âmbito da fiscalização dos transportes de alimentos.

PUB

PUB

PUB

To Top