PUB

Sociedade

TEDx-Praia 2018: Evento chega a outras ilhas

A organização da segunda edição do TEDx-Praia quer, a partir deste ano, levar a iniciativa a outros concelhos e ilhas do país. Outra novidade é o Xpo-StartUp, uma semana de partilha e interação entre inovadores, empreendedores, investidores e parceiros. Sob o tema “Raízes”, o TEDx-Praia 2018 acontece a 26 de Maio.
Depois de propor a conexão de Cabo Verde ao mundo no ano passado, a edição TEDx-Praia 2018 quer reflectir sobre as raízes da cabo-verdianidade e como inovar sem perder a nossa identidade. “Raízes” é, portanto, a temática escolhida para o segundo evento TEDx, a acontecer em Cabo Verde. Isto porque, acreditam os promotores, nenhum país poderá avançar com clareza e projectar o seu futuro, “com audácia e inovação”, sem conhecer, de antemão, os traços do seu passado.
Outrossim, o que se quer nesta edição é mostrar soluções tecnológicas e inovadoras, “made in Cabo Verde”, cuja missão é permitir as gerações vindouras o fácil acesso a elementos da nossa identidade. Para a organização, o propósito é fazer perceber, através de casos de estudo e partilha dos oradores, “que não temos que abandonar as nossas raízes para que possamos crescer”.
O coordenador da segunda edição do TEDx-Praia, Joel Almeida, garante que a organização está a trabalhar no sentido de levar a iniciativa a outros concelhos e ilhas do país, tendo em conta o tema deste ano e os objectivos que se quer alcançar. “Queremos ter um pós-TEDx, em que iremos para outros concelhos e ilhas mostrar todos os procedimentos. Para as próximas edições já foram criadas aplicações para TEDx-Nova Sintra, Paúl, Espargos, Mindelo, ou seja, estes são os frutos que nós queremos colher”, avança o jovem.
Xpo-StartUp
A feira de Inovação, “Xpo-StartUp”, uma das novidades desta edição, deverá reunir vários inovadores, empreendedores, investidores e parceiros numa partilha de experiências, sob o lema “investir em ideias é investir num amanhã melhor”. O Xpo-StartUp 2018 ambiciona ser uma plataforma de conexão entre os jovens promotores da inovação, tendo como principal objetivo facilitar a inserção destes no mercado. Este evento realiza-se durante a semana que antecede o dia do TEDx-Praia, como forma de “preparar o terreno”.
Para o efeito, criou-se um ecossistema de inovação divido em três grupos: o primeiro abrange pessoas e adolescentes com conhecimento e ideias em tecnologias na fase inicial; segue-se o grupo que contempla jovens com experiências ou ideias de negócios e que estão à procura de um investidor e o terceiro é destinado a projectos e produtos no mercado, mas que precisam de uma maior visibilidade. O Xpo-StartUp culminará com uma feira, onde os promotores da inovação terão a oportunidade de partilhar as soluções perante o seu público alvo. Serão reconhecidas as soluções mais promissoras, inovadoras e disruptivas.
Para Joel Almeida, o que se pretende, no fundo, é que esta segunda edição do TEDx-Praia tenha um maior impacto para que se possa tirar algum proveito desse evento. “A edição de estreia aconteceu apenas durante um dia, mas não é suficiente para nós, queremos tirar mais frutos do evento. Aspiramos que haja inovações a nível de tecnologias, mas também a nível social, cultural, étnico e em todos os aspectos. Por isso, até final do ano queremos ir a todas as ilhas”, reafirma.
Sobre o TED e TEDx
O TED (em português: Tecnologia, Entretenimento, Design) é uma organização sem fins lucrativos dedicada à difusão de ideias inspiradoras, que nasceu nos Estados Unidos da América (EUA) há 27 anos e se espalhou globalmente. Em 2009, o TED criou o TEDx, um programa de eventos locais, organizado de forma independente, que reúne pessoas para partilhar uma experiências ao estilo TED.
No espaço lusófono, o TEDx já se realizou em Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Cabo Verde teve a sua primeira edição em 2017. O TEDx-Praia foi eleito pelos prémios “Somos Cabo Verde”, na categoria Inovação, como a melhor iniciativa do ano.
ACN
 

PUB

PUB

PUB

To Top