PUB

Política

Governo prepara plano para a época das chuvas

O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva,  diz que o Governo já está a montar um plano para os diferentes cenários. Entretanto, o governante faz votos para que a chuva caia em abundância no presente ano, não só para que haja boa colheita, como também uma excelente produção de pasto para os animais.
Devido à seca, o Executivo tem em acção um plano de salvamento de gados e criação de postos de trabalho para as famílias agrícolas afectadas, que tem sido alvo de alguma contestação, mas que o ministro considera estar a funcionar dentro da normalidade.
Gilberto Silva, que falava à VOA, entende que possa haver algumas dificuldades ultrapassáveis, mas discorda da ideia manifestada por algumas pessoas da possibilidade de o Governo fazer a distribuição gratuita da ração para a alimentação dos animais.
O governante afirma que “o país não está em condições de implementar a politica de assistencialismo”, pelo considera importante os criadores também contribuírem na compra da ração.
Por outro lado, Gilberto Silva advoga a necessidade dos criadores “reduzirem o número de animais, permitindo a concentração de esforços na preservação dos jovens produtores”.
Por outro lado, o ministro realça a importância da mudança de procedimento na forma como se pratica a agricultura em Cabo Verde.
Para o governante, um país não pode dar-se ao luxo de utilizar o sistema de rega que gaste muito, “quando o gota-a-gota é eficaz, já que se utiliza menos quantidade do precioso liquido.
Em matéria dos recursos hídricos, o ministro da agricultura considera que o arquipélago precisa ainda de realizar muitos investimentos, destacando a necessidade da dessalinização da água.

PUB

PUB

PUB

To Top