PUB

Política

PM na II Cimeira dos Arquipélagos da Macaronésia

Os governos dos Arquipélagos da Macaronésia – Cabo Verde, Açores, Madeira e Canárias – reúnem-se, ao mais alto nível, nesta sexta-feira, 1 de Junho, nas Furnas, na Região Autónoma dos Açores, na II Cimeira dos Arquipélagos da Macaronésia (CAM).

A delegação de Cabo Verde é chefiada pelo Primeiro-Ministro (PM), Ulisses Correia e Silva.

Na avaliação de Cabo Verde – em nota enviada pelo Gabinete de Imagem do Governo -, esta Cimeira “será um marco indelével no processo de reforço e consolidação deste espaço peculiar de diálogo político e cooperação”, entre Cabo Verde, Açores, Canárias e Madeira, promovendo a cooperação e integração no quadro da União Europeia (UE) e da Comunidade Económica de Estados de África Ocidental (CEDEAO), constituindo, assim, uma oportunidade para “a afirmação de uma nova centralidade” no Atlântico Médio.

“A Cimeira marca, também, a passagem da Presidência da CAM e da Comissão Técnica-Conjunta pelo Governo de Cabo Verde para o Governo da Região Autónoma dos Açores”, lê-se, ainda, na já referida nota, acrescentando que, durante aquela Reunião de Alto Nível, os arquipélagos da Macaronésia analisam e fomentam, também, os 24 projectos comuns, no âmbito do “Programa Operacional, Madeira Açores e Canárias” (PO-MAC), cujo investimento é de 30,1 milhões de euros, até 2020.

O PM, Ulisses Correia e Silva, está acompanhado nesta missão pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares.

À margem do evento, estão agendados encontros com o Presidente do Governo Regional dos Acores, Vasco Alves Coredeiro, e com a comunidade cabo-verdiana em Ponta Delgada (a Capital).

PUB

PUB

PUB

To Top