PUB

Mundo

Espanha: Pedro Sánchez é o novo Primeiro-Ministro

O economista de 46 anos sucede, assim, a Mariano Rajoy, cujo governo chegou ao fim, sexta-feira, 1, após uma Moção de Censura apresentada pelo agora PM.

Pedro Sánchez já prestou juramento como Primeiro-Ministro do Governo espanhol perante o Rei Felipe VI, no Palácio da Zarzuela, tornando-se, assim, no sétimo Chefe do Executivo da Democracia espanhola.

O passo seguinte a esta cerimónia, na qual também esteve Mariano Rajoy, que cumprimentou o seu sucessor, prende-se com a apresentação daquela que será a composição do novo Governo, algo que terá de acontecer nos próximos dias.

Esta foi a primeira vez que uma Moção de Censura levou à queda de um governo em Espanha.

A iniciativa de Pedro Sanchéz foi tomada na sequência da condenação de vários membros do Partido Popular (PP) – o Partido de Rajoy – por corrupção.

A Moção, apresentada no Parlamento espanhol, contou com 180 votos a favor e 169 contra.

Por outro lado, o novo Governo independentista da Catalunha tomou, também, posse no final da manhã sete sábado, 2, pondo fim a um período de sete meses em que as forças separatistas tentaram, sem sucesso, eleger membros detidos ou fugidos no estrangeiro.

A posse teve lugar depois de, na passada terça-feira, o novo Presidente do Executivo catalão, Quim Torra, ter aceitado substituir quatro candidatos a ministro regional, que estão na prisão ou fugidos no estrangeiro, acusados de delitos de rebelião no quadro do processo de independência.

PUB

PUB

PUB

To Top