PUB

Cultura

Tabanka da ASA: festa de homenagem a Santo António começa esta segunda-feira

A Tabanka de Achada Santo António (ASA) arranca segunda-feira, 04, a época de festividades do ano saudando o Santo Padroeiro, Santo António.
Assim como todos os anos, explicou à Inforpress um porta-voz da Tabanka da ASA, o início da época vai acontecer com actividades culturais que culminam com a venda do Santo, no dia 13, o dia em que se assinala o Santo Padroeiro, na igreja católica do bairro.
As actividades, como sempre, arrancaram com batucada durante a noite, para juntar os devotos e amigos de Santo António (homens, mulheres e crianças), num cortejo colorido ao som dos ritmos do tambor, corneto e búzio, e culmina no dia 13.
O ponto alto da festividade acontece justamente nesse dia, disse o porta-voz da Tabanka da ASA, é a data em que o “ladrão dos festejos rouba o santo para vendê-lo” a um colega, no bairro da Achada Grande.
Depois do roubo, o santo será recuperado com um grande cortejo no fim do mês de Junho e devolvido ao lugar onde nunca deveria sair, que é o santuário da Tabanka, na Achada Santo António.
A Tabanka no bairro da ASA é sempre associada ao mês de Junho, altura em que se celebra Santo António.
Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top