PUB

Mundo

Timor-Leste: Fretilin vai ser “oposição forte” no novo Parlamento

A Fretilin (Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente), segunda força mais votada nas Legislativas timorenses, vai ser “oposição forte” e todos os militantes estão impedidos de integrar o próximo Governo, anunciou, esta segunda-feira, 4, o secretário-geral do Partido.

“A Fretilin está pronta para ser oposição”, disse, aos jornalistas, Mari Alkatiri, em declarações no Palácio Presidencial em Díli, citado pela Lusa.

Mari Alkatiri falava depois de uma reunião de cerca de 45 minutos que a Fretilin manteve hoje com o Presidente timorense, Francisco Guterres Lu-Olo.

O encontro insere-se numa primeira ronda de audições que Lu-Olo mantém hoje com os responsáveis das quatro forças políticas que elegeram deputados para o Parlamento Nacional, a Aliança de Mudança para o Progresso (AMP), a Fretilin, o Partido Democrático (PD) e a Frente de Desenvolvimento Democrático (FDD).

Alkatiri confirmou que o Comité Central da Fretilin já determinou a postura do partido na nova fase política do país.

Alkatiri, que é, ainda, Primeiro-Ministro (PM), mantém as funções como responsável da Região Administrativa Especial de Oecusse-Ambeno (RAEOA), cargo do qual a Aliança de Mudança para o Progresso (AMP), que venceu as eleições, o quer afastar.

Questionado sobre o futuro no cargo, Alkatiri afirmou que há, ainda, trabalho a completar, nomeadamente apresentar contas.

A saída fica dependente do Governo, da Presidência, que nomeou Mari Alkatiri por Decreto Presidencial, com base numa recomendação do Executivo, e do próprio, acrescentou.

Aos jornalistas, Alkatiri afirmou estar triste: “O VIII Governo nunca mais é formado”.

Questionado pela Lusa, o PMainda em funções admitiu que o primeiro passo nesse processo é a tomada de posse dos deputados eleitos, confirmando que o Presidente do Parlamento Nacional, Aniceto Guterres Lopes, vai convocar, “em breve”, essa sessão inaugural.

Ao mesmo tempo, confirmou preferir que os novos deputados eleitos tomem posse “o mais rapidamente possível”.

Antes da Fretilin, Lu-Olo recebeu os três líderes da AMP: Xanana Gusmão, Taur Matan Ruak e José Naimori.

À saída da reunião de cerca de 30 minutos, Xanana Gusmão disse aos jornalistas que tinha sido um encontro preliminar para “acertar ideias” sobre o calendário de tomada de posse do Governo, dependente da tomada de posse do Parlamento, ainda sem data marcada.

O líder da AMP disse que o objectivo é acelerar ao máximo o calendário.

“Vamos fazer o melhor nesse sentido para acabar com este impasse, com esta indefinição política”, explicou.

Até ao momento, o Presidente do Parlamento Nacional, Aniceto Guterres Lopes, ainda não convocou a sessão inaugural da V Legislatura.

O Regimento do Parlamento define um prazo de até 15 dias, depois da validação dos resultados das eleições pelo Tribunal de Recurso, o que ocorreu a 28 de Maio, para a tomada de posse dos 65 deputados.

PUB

PUB

PUB

To Top