PUB

Mundo

Moçambique interdita movimentação de animais devido à febre aftosa

O Governo moçambicano interditou a movimentação de animais provenientes das províncias de Nampula, Tete e Gaza para evitar a propagação da febre aftosa.

De acordo com um comunicado da Direcção Nacional de Veterinária, citado pelo diário “Notícias” – e retomada pela Lusa -, “está proibida a circulação de bovinos, caprinos ovinos e suínos provenientes destas províncias destinados ao abate e à comercialização”.

“O Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar continuará a trabalhar e a monitorizar a situação, de modo impedir a eclosão da doença”, refere o documento, que garante que as acções de fiscalização nas estradas nacionais vão ser intensificadas.

O surto da febre aftosa foi registado no dia 25 de Maio, em cinco distritos, nomeadamente: Mogovolas (Nampula), no Norte, Angónia e Changara (Tete), no Centro do País, e Limpopo e Bilene (Gaza), Sul de Moçambique.

A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa, que só afecta animais, podendo ter graves consequências económicas, quer pelo abate dos animais infectados, quer pelo embargo às exportações de gado, carne e produtos lácteos.

PUB

PUB

PUB

To Top