PUB

Cultura

I Edição do Guitarrada do Atlântico homenageia Humbertona

A primeira edição do Guitarrada do Atlântico, que acontece a 29 de Junho, vai homenagear o guitarrista cabo-verdiano, Humbertona. O evento pretende também apoiar o projecto de candidatura da Morna a Património Imaterial da Humanidade.
Segundo a Directora Geral do Guitarrada do Atlântico, Lissa Monteiro, o que Humbertona fez ultrapassa qualquer limite até agora imposto no campo da guitarra e da música tradicional, sobretudo na forma instrumental.
“Pretendemos colocar a guitarra e os guitarristas cabo-verdianos no centro das atenções tendo em conta que muitas das vezes eles são todo o suporte para a projecção dos grandes músicos e deles ninguém se lembra”, acrescenta, salientando que a intenção é criar um espaço cultural novo à volta da Guitarra e internacionalizar esses instrumentistas do país.
O homenageado é conhecido como uma das maiores referências do violão cabo-verdiano. É ainda destacado no mundo da morna, pelos seus temas como “Sodadi”, “Dispidida” e “Miss perfumado”.
Foi também consultor e membro da comissão de honra da candidatura da morna a Património Imaterial da Humanidade, projecto a ser apoiado pelo evento em que o próprio vai ser homenageado.
Conforme a organização, o Guitarrada do Atlântico vai ser composto por sessões instrumentais dos mestres e, pretende ser um evento cultural de qualidade, navegando nas tradições cabo-verdiana, tendo morna como pano de fundo.
O evento conta a partir desta primeira edição, percorrer o país inteiro, a começar por Santiago, e depois passando por São Vicente e Sal.
Conforme Lissa Monteiro, pretende-se criar um festival internacional da guitarra no atlântico, como o próprio nome diz. No seu entender, promover a morna é divulgar a expressão íntima da cabo-verdianidade.
 

PUB

PUB

PUB

To Top