PUB

Economia

Japan Tuna vai aumentar número de navios para abastecimento e transbordo em Cabo Verde

A informação foi avançada esta quinta-feira pelo secretário de Estado da Economia Marítima, Paulo Veiga, em conversa com a RCV a partir de Japão, onde participa no Fórum Internacional sobre a sustentabilidade dos recursos marinhos, a convite da Agência de Pesca do Japão, oportunidade que está a ser aproveitada para realização de encontros com diversas instituições.
“Tivemos um encontro com a cooperativa Japan Tuna tendo ficado o compromisso de aumentarem o número de navios que aportam os nossos portos para fazerem abastecimento e também transbordo de mercadorias”, disse.
Da parte da Agência de Pesca do Japão disse ter recebido a garantia de que a mesma vai dar continuidade à reparação e manutenção das fábricas de gelo em São Vicente, na Praia e no Sal.
“Portanto vão operacionalizar a fábrica de gelo no Sal e vão financiar ainda uma pequena fábrica de transformação de pescado. Há projectos que estão a ser analisados, mas isto é mais com a agência JICA que é do Ministério dos Negócios Estrangeiros para financiar a fundo perdido cais e arrastadores nas ilhas”, explicou.
Em relação ao fórum disse que Cabo Verde vai apresentar o projecto economia azul com base na utilização dos oceanos de forma sustentável e forma regulada.
“Para isto é preciso ter muita investigação e muito estudo científico por detrás deste consumo sustentável”, realçou.
Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top