PUB

Cultura

Tira Chapéu: Sala de Arte e Cultura quer combater exclusão social de crianças e jovens

A Associação das Crianças Desfavorecidas (ACRIDES) inaugurou ontem, 29, no bairro de Tira Chapéu, cidade da Praia, uma escola de música com o objetivo de introduzir mudanças de comportamentos e atitudes dos jovens, crianças e adolescentes, através da arte.
Segundo a presidente da ACRIDES, Lourença Tavares, esta é a nova aposta da associação, tendo em conta os vários problemas sociais do bairro.
“Pensamos que a música, teatro e dança vão ajudar muito no processo de combate à exclusão e na integração social das crianças, jovens e adolescentes”, explica.
A sala de arte e cultura que fica no centro comunitário Nha Balila, foi apelidado de Nho Simon, em homenagem aquele que é considerado o rei da Tabanca, e está equipada com vários equipamentos musicais desde baterias, violas e teclados, entre outros.
Esta é uma oferta da diplomata cabo-verdiana, residente nos Estados Unidos de América, Isabel Monteiro, como forma de melhorar a atuação da ACRIDES e voluntários dentro da comunidade.
Para Lourença Tavares, Isabel Monteiro tem sido “muito importante” para a sociedade cabo-verdiana, uma vez que foi graças a ela que o projecto “Meninos de Rua Inclusão e Inserção”, conseguiu integrar à rede da CPLP.
Já para os jovens da comunidade, esta é uma oportunidade única para as crianças e adolescentes de Tira Chapéu, uma vez que permite a mudança de atitudes e quem sabe, formar bons artistas e cidadãos do futuro.
Jadmilson Vieira, um voluntário da comunidade diz que se os jovens da geração anterior, tivessem essa oportunidade, talvez evitaria alguns conflitos sociais que outrora assolavam o bairro de Tira Chapéu.
A escola de música de Tira Chapéu conta também com a parceria do projecto Colorir as Ilhas, promovido pela artista plástica Leomar, que tem em vista promover um estilo de vida saudável, através do ensinamento artístico.
O acto da inauguração da escola de música do Tira Chapéu, foi presidido pelo Embaixador dos EUA em Cabo Verde, Donald Heflin e a presidente da ACRIDES, contando com presença da comunidade em geral.
Recorde-se que a ACRIDES vem intervindo desde há alguns anos em Tira Chapéu, nas várias vertentes, incluindo o empoderamento das mulheres da comunidade, crianças e jovens, bem como na promoção da auto-suficiência das famílias carenciadas.
WM
#ACRIDES #Tirachapeu #arte
Gostou desse artigo? Deixe a sua opinião.

PUB

PUB

PUB

To Top