PUB

Mundo

Afeganistão: Presidente anuncia fim do cessar-fogo e apela à paz

O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, anunciou o fim do cessar-fogo unilateral, decretado em meados de Junho, e ordenou às forças governamentais que retomem as operações em todo o país.

Ghani, que falava numa conferência de imprensa em Cabul, assegurou, no entanto, que não desistiu dos esforços de paz e apelou aos talibãs que se juntem a eles, assegurando que não haverá “nenhum acordo secreto”.

“O cessar-fogo terminou, as Forças de Defesa e de Segurança estão autorizadas a retomar as operações militares”, afirmou, garantindo que o anúncio “foi calorosamente acolhido pela população e o resto do mundo”, pelo que, cabe, agora, aos talibãs responder positivamente.

Ghani decretou o cessar-fogo, por ocasião da celebração do Eid al-Fitr, que marca o fim do jejum do Ramadão, em meados de Junho.

A trégua foi respeitada pelos talibãs durantes três dias e a entrada destes, desarmados, em Cabul e várias outras cidades foi festejada pelas populações.

Ghani propos, então, prolongar a trégua por dez dias, a partir de 20 de Junho, mas os talibãs recusaram e retomaram os ataques contra as Forças Militares e a Polícia.

A trégua, que excluiu apenas o grupo extremista Estado Islâmico, foi a primeira em 17 anos de guerra no Afeganistão.

PUB

PUB

PUB

To Top