PUB

Sociedade

Morreu João da Luz, líder associativo cabo-verdiano

Faleceu o carismático líder comunitário, João da Luz. A notícia foi confirmada ao jornal Contacto por fonte próxima da família, faltando ainda apurar quando e onde será o funeral.

Conforme avança a Rádio Latina, Djony, como era conhecido na comunidade do Luxemburgo, onde residia, afastou-se no último ano da vida associativa e dos microfones do programa Morabeza por razões de saúde.

Filho de José da Luz (fundador da primeira associação cabo-verdiana no país), Djony trocou a ilha cabo-verdiana do Sal pelo Luxemburgo em 1974, com 18 anos. Esteve ligado desde cedo ao mundo associativo e foi membro fundador de diversas associações e presidente da Federação das Associações Cabo-verdianas no Luxemburgo até Março deste ano, quando foi substituído pelo seu vice-presidente Pedro Santos.

Em 1978, participou no primeiro encontro da Diáspora Cabo-verdiana, em Mindelo, e em 1986 organizou a primeira visita a Cabo Verde de um grupo de dirigentes associativos luxemburgueses, que esteve na origem da cooperação Luxemburgo-Cabo Verde.

Djony foi durante largos anos, o principal dinamizador do programa Morabeza, da Rádio Latina, tendo sido também correspondente do jornal Contacto e do programa Nação Global, da Rádio Nacional de Cabo Verde. Na vida política, além de destacado ativista, foi representante do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) no Luxemburgo, tendo sido sucedido no cargo por Antão Freitas, em 2011.

João da Luz foi homenageado ainda em vida pela comunidade, pelo primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e da Comunidade, Luís Filipe Tavares, em 2015, no Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, na cidade do Luxemburgo.

C/Rádio Latina

PUB

PUB

PUB

To Top