PUB

Destaques

Destaques da edição 567 do Jornal A NAÇÃO

De 12 a 18JUL2018–  
 
 
LAVAGEM DE CAPITAIS E FINANCIAMENTO DO TERRORISMO
Cabo Verde fica mal na fotografia
O relatório do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI), organismo do Banco Mundial, sobre Cabo Verde aponta várias “insuficiências” em matéria do combate à lavagem de capitais e financiamento do terrorismo. O relatório diz que todas as medidas de prevenção e combate desses fenómenos, incluindo as adoptadas pelo Banco Central (BCV), “não são baseadas no riscos, mas sim na regra”.
…………………………………………………………………………………………………………………………….Págs.  A02 e A03    
 
 
TRANSPORTES AÉREOS
TACV de novo em terra e sem dia de “take off”
A incerteza continua a ensombrar o futuro da TACV (actual Cabo Verde Airlines). O negócio com a Icelandair, que era suposto servir para dar um novo “take off”, até agora, tem-se revelado mais uma perda acentuada de dinheiro dos contribuintes. A isso soma-se a falta de capacidade da Binter em dar resposta aos voos domésticos, com os operadores a fazerem contas dos prejuízos desta temporada. Os passageiros, dos voos internos e externos, desesperam também.
…………………………………………………………………………………………………………..Págs. A04 e A05   
 
 
SÃO  VICENTE
Aumento de roubos de motos deixa mindelenses em alerta
A ilha de São Vicente tem sido muito fustigada, nos últimos meses, por casos de roubo de motocicletas. Os relatos sucedem-se, dia após dia, e nem sempre os veículos roubados são recuperados pelas autoridades competentes. 
………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….Pág. A13       
EX-PM JOSÉ MARIA NEVES SOBRE SOFA
MCA não foi moeda de troca O ex-Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, garante que os Estados Unidos da América nunca estabeleceram uma ligação directa entre os compactos do MCA (“Millenium Challenge Account”) e o “Status of Forces Agreement” (SOFA). Em artigo de Opinião exclusivo para o  A NAÇÃO, Neves revela, entre outras: “Desde as minhas primeiras visitas – estive pelo menos duas vezes no Centro de Estudos Estratégicos para a África e tive vários encontros com Paula Dobriansky, Sub-Secretária de Estado para os Assuntos Globais, do Governo Bush – as autoridades americanas  aventaram a possibilidade de assinarmos um acordo do género, para o reforço da cooperação, particularmente nos domínios do terrorismo, narcotráfico e criminalidade organizada”. 
Um artigo actual, oportuno, imperdível e revelador de alguns meandros do SOFA, que já fez e vai fazer correr, ainda, muita tinta.
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..In Caderno  ETC.
CAMPANHA  AGRÍCOLA
Falta de sementes atrasa “Azáguas”
Os camponeses do interior da ilha de Santiago que praticam agricultura de sequeiro estão à espera das primeiras chuvas para lançarem as sementes à terra. Contudo, a falta de sementes e a invasão de animais são alguns dos motivos que estão a desencorajar a sementeira.
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..Págs. A10 e  a11       
POLÍCIA NACIONAL
SINAPOL ameaça com nova greve 
O Sindicato Nacional da Polícia Nacional (SINAPOL) denuncia que há um clima de “vingança e terror” sobre os agentes e ameaça com nova greve. Entretanto, o Ministério Público ordenou o arquivamento dos autos registados em São Vicente e na Brava, por altura da greve da Polícia.
………………………………………………………………………………………………………………………………….Pág.  A12           
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
-Encontra, ainda, nesta Edição nº 567 – que já está bancas -, o tradicional Caderno ETC., a par da Opinião de José Maria Neves – Sobre o SOFA -; e da Coluna  de Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top