PUB

Economia

União Europeia incrementa o Programa Indicativo Nacional para Cabo Verde em 10 milhões de euros

Por ocasião da visita a Cabo Verde durante a Cimeira da CPLP no Sal, o Director Geral da Cooperação Internacional e Desenvolvimento da União Europeia, Stefano Manservisi, reafirma a importância da Parceria Especial entre a UE e Cabo Verde e manifesta uma vez mais o apoio da União Europeia ao Programa Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (2017-2021) de Cabo Verde.

Para além dos recentes apoios de emergência prestados pela UE no contexto das consequências da vulnerabilidade de Cabo Verde aos desastres naturais (7 milhões de euros para a mitigação da seca e do mau ano agrícola + 7 milhões euros para a reconstrução dos danos provocados pelas chuvas torrenciais em Santo Antão – totalizando cerca de 1 milhão e 500 mil contos), a assinatura deste reforço no âmbito do Apoio orçamental do 11° Fundo de Desenvolvimento é, uma vez mais, “expressão da confiança” da UE em Cabo Verde, enquanto parceiro estratégico.

O novo reforço de 10 milhões de euros (cerca de 1 milhão e 100 mil contos cabo-verdianos) será incluído no contrato de apoio orçamental em curso, elevando o seu total para 74 milhões de euros.

O Comissário da União Europeia para a Cooperação Internacional Neven Mimica, afirma que os 10 milhões de euros que adicionaram ao portfólio de cooperação com Cabo Verde “refletem o nosso apoio continuado a um país com o qual estabelecemos uma parceria especial. Este aumento terá como objetivo o reforço da governação económica, o desenvolvimento do sector energético e a integração da igualdade de género nas políticas de Cabo Verde “.

PUB

PUB

PUB

To Top