PUB

Política

São Nicolau: PAICV mostra-se preocupado com a situação da população

O deputado do Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV), Américo Nascimento, diz que a população em São Nicolau vive uma situação difícil, de forma generalizada em todas as localidades.

Esta afirmação vem na sequência das recentes Jornadas Parlamentares Descentralizadas em São Nicolau, realizadas por aquele partido.

Segundo, Américo Nascimento, “num ano de seca e mau ano agrícola, sem emprego, sem rendimentos públicos, sem alternativas, particularmente para a juventude, um número nunca antes visto de jovens deixa a ilha, à procura de emprego”.

Questões no sector da “criação de gado” relacionadas à pouca qualidade e quantidade de ração, associados à problemática dos cães são tidos como o calvário dos criadores de gado, de acordo com o deputado do PAICV. Aquele deputado aponta também a questão dos vôos para São Nicolau como um problema que muito tem prejudicado os emigrantes.

O “handicap” nas evacuações da ilha de S. Nicolau também não passou ao lado de Nascimento, este auscultado pelo A NAÇÃO. Segundo este responsável urge a criação de uma sala para pequenas cirurgias, diminuindo e evitando muitas das evacuações para as outras ilhas.

“A evacuação dos doentes para o Hospital Baptista de Sousa, em S. Vicente, que leva um dia de viagem aérea, via Praia, quando se pode fazer essa ligação em apenas 20 minutos”, disse.

Américo Nascimento alerta para necessidade de se dispensar uma especial atenção à Escola Secundária Baltasar Lopes da Silva, que necessita de ser requalificada de modo a acompanhar a modernização das escolas secundárias em todo o país.

Por outro lado, a gravidez precoce é uma preocupação nessa escola, o que demanda não só o acompanhamento das entidades competentes, mas também a necessidade de instalação de uma delegação do ICCA na ilha”.

Para este deputado do PAICV não há dúvidas que a ilha de São Nicolau está votada ao abandono.

IMC

PUB

PUB

PUB

To Top