PUB

Sociedade

São Lourenço dos Órgãos com projeto de centro de Investigação Agrária e Ambiental

O município de São Lourenço dos Órgãos pretende vir a ser um centro de Investigação Agrária e Ambiental de referência no país que poderá servir a comunidade CEDAO e o continente.

O projeto idealizado, irá incorporar, além da vertente técnico-científico, ainda a prestação de serviço no domínio de agricultura, da pecuária, do ambiente e turismo.

Segundo o Presidente da Câmara local, Carlos Vasconcelos, a transformação requer um forte investimento no ensino, nas tecnologias de investigação e desenvolvimento agrícola e adoção de tecnologias amigas do ambiente, através de planos eficazes de ordenamento agrícola de acordo com a estratificação agro-ecológica das ilhas e com as condições climáticas, observando sempre as potencialidades das parcelas.

Para Vasconcelos devido ao mau ano agrícola, é necessário apostar em métodos inovadores de produção.

“ Num ano de seca em que os efeitos da mudança climática trouxeam um impacto devastador na agricultura, é necessário investir em métodos inovadores da produção agrícola como a hidropónica, a agricultura de estufa, entre outros. Precisa-se, mais do que nunca, modernizar-se a agricultura, transformá-la num setor de exportação, geradora de rendimentos e de reconhecimento social a partir da prática de uma agricultura de escala” enfatiza o presidente.

O edil apela ao Governo e Reitoria da Uni-CV e aos parceiros a continuarem focados na busca de melhores soluções políticas, humanas e tecnológicas, com vista a dotar São Lourenço de um verdadeiro centro de investigação Agrária e Ambiental, como nacional, regional e internacional.

IC

PUB

PUB

PUB

To Top