PUB

Sociedade

Previsão: Chuvas chegarão “um pouco mais tarde” e ano agrícola será “normal”

O coordenador do Grupo de Trabalho Pluridisciplinar (GTP) para o seguimento do ano agrícola 2018/2019, Celestino Tavares, disse que as chuvas chegarão “um pouco mais tarde” e que o ano agrícola será “normal” em Cabo Verde.

Falando à Inforpress, Tavares avança que a previsão que têm é que a estação pluviosa vai se instalar “um pouco mais tarde” este ano e que Cabo Verde terá “um ano agrícola normal”.

“Esta é a previsão que recebemos do Centro Regional Agrhymet e do Instituto Africano de Meteorologia e também do nosso Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, que participa na elaboração desse instrumento”, informou.

Segundo aquele responsável, é preciso reconhecer um ligeiro atraso na chegada da chuva.

“Nos últimos anos, as chuvas caíram no mês de Julho. Estamos no mês de Agosto e ainda não temos as primeiras chuvas”, ajuntou Celestino Tavares, para quem esta situação é “normal”, tendo em conta as previsões recebidas.

Para já, o coordenador do GTP para o seguimento do ano agrícola avançou que a preparação do ano agrícola está a caminhar “a bom ritmo”.

“Já terminamos todo o processo de aquisição e, neste momento, estamos no processo de distribuição de sementes nas ilhas da Brava, do Fogo, de Santiago e do Maio”, apontou Tavares, completando que, nas ilhas do Norte, a distribuição será feita “um pouco mais tarde”.

Celestino Tavares fez saber, ainda, que o Ministério da Agricultura e Ambiente já garantiu sementes para cerca de 22 por cento da área de sequeiro.

“Nós adquirimos 57 mil litros de milho, dez mil litros de feijão pedra e cinco mil litros de feijão congo”, avançou à Inforpress, ajuntando que a selecção dos beneficiários foi feita pelas delegações do Ministério daAgricultura e Ambiente, em parceria com as câmaras municipais e as associações comunitárias.

PUB

PUB

PUB

To Top