PUB

Mundo

Portugal: Candidaturas ao Ensino Superior baixam para menos de 45 mil

Mais de 44 mil pessoas já se candidataram ao Ensino Superior, segundo os dados provisórios da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), que revelam uma diminuição de candidaturas em relação ao ano passado.

A primeira fase do concurso nacional de acesso e ingresso termina esta terça-feira, 7, sendo que, até domingo, 5, tinham-se candidatado 44 mil 148 pessoas.

Em relação a igual período no ano passado, nota-se uma diminuição de três mil 146 candidaturas, uma tendência que se vem registando desde o primeiro dia, a 18 de Julho.

Só a 3 de Agosto é que o número de candidaturas diárias foi superior ao registado no ano anterior, segundo as estatísticas diárias da DGES.

No ano passado, candidataram-se 52 mil 580 pessoas na primeira fase.

Os resultados desta primeira fase de candidaturas só serão divulgados a 10 de Setembro.

Pelo terceiro ano consecutivo, o concurso nacional de acesso volta a registar um aumento de vagas (mais 0,2 por cento – % – do que em 2017): há 50 mil 852 vagas, sendo que 55% são em universidades e 45% em politécnicos, segundo dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

Este ano, há mais nil e 80 vagas nas instituições localizadas fora de Lisboa e Porto e uma redução de mil e 66 vagas nas instituições situadas naquelas duas cidades, por decisão da tutela.

Os estudantes que queiram candidatar-se ao Ensino Superior público têm mil e 68 cursos disponíveis, entre licenciaturas e mestrados integrados.

Segundo um estudo sobre mobilidade geográfica dos alunos que ingressam no ensino superior do MCTES, os jovens das três maiores cidades universitárias tendem a escolher uma escola perto de casa: 94% dos lisboetas optam por tirar um curso na zona onde residem, tal como cerca de 80% dos portuenses e conimbricenses.

PUB

PUB

PUB

To Top