PUB

Cultura

Santo Antão: Homero Fonseca faz concerto de lançamento do CD “Mãezinha querida”

O artista, Homero Fonseca, actua no próximo sábado (26), no Centro Paroquial de Nossa Senhora do Rosário, em Ribeira Grande, durante uma noite cultural de lançamento do seu mais recente CD “Mãezinha querida”. Trata-se de um CD de 10 faixas musicais, que, como o próprio título sugere, homenageia a mãe do artista. Com a colaboração de vários compositores nacionais o trabalho percorre os diferentes géneros da música de Cabo Verde.

Após 16 anos de interrégno, Homero Fonseca, trouxe ao mercado, em Novembro de 2018, o seu segundo trabalho discográfico. Desta feita o CD ”Mãezinha querida”, que é também o título de uma das mornas que constam no trabalho e representa uma homenagem à sua mãe.

“É uma morna que compus por volta dos meus 20 anos. Já o CD basicamente é uma dedicatória a minha mãe. Nessa altura em que nós ficamos um tanto ou quanto longe da família surge a saudade e eu costumo dizer que na vida dum cabo-verdiano, quando a saudade aperta sai música e foi o que aconteceu”, avança.

O tema “Mãezinha querida” foi o primeiro grande sucesso de Homero Fonseca, segundo conta o próprio.  “Apresentei-o no Todo Mundo Canta em 1984 e foi um sucesso autêntico junto do público. Por isso creio que nao poderia ter melhor titulo. Primeiro por ser uma homenagem a minha mãe e depois por ser um tema que já me deu muitas alegrias”, acrescenta.

O CD tem 10 faixas de compositores conhecidos da música de Cabo Verde nomeadamente Mário Lúcio Sousa, Alberto Alves Neves, Hélio Cruz e Antero Simas, Arlindo Évora, Walter Tavares – um jovem promissor da música de Cabo Verde, no que toca à composição – Calú de Basila, Djô Cabel e Jorge Pedro Barbosa.

“Posso dizer que é um leque de compositores conhecidos da música de Cabo Verde e que foram pessoas que eu tive a confiança de lhes pedir música deles para constar deste trabalho”.

O trabalho faz um percurso dentro dos diferentes ritmos e géneros da música de Cabo Verde, desde a morna, que não poderia faltar sobretudo tendo em conta o momento em que estamos a candidatar ao Património Imaterial da Humanidade, tem coladeira, mazurca, talaia baxo e kolá sanjon.

A gravação e masterização de “Mãezinha querida” foram feitas por Kim Alves Algumas das vozes foram gravadas em Santo Antão no estúdio Torre de Babel, com um técnico local. Uma outra faixa foi gravada em São Vicente nos estúdios de Jorge Nunes.

PUB

PUB

PUB

To Top