PUB

Cultura

Carnaval de São Vicente: Monte Sossego abre e Cruzeiros do Norte encerra desfile

O grupo carnavalesco de Monte Sossego, vice-campeão em título, inaugura às 15:00 de terça-feira, 05 de Março, o desfile dos grupos oficiais do Carnaval de São Vicente, ditou o sorteio realizado na noite de sexta-feira, 25.

Iniciativa da Liga Independente dos Grupos de Carnaval – São Vicente (LIGOG-SV) a abertura oficial do Carnaval 2019, a 37 dias do desfile, decorreu num dos hotéis da ilha e a ordem de saída dos grupos ficou assim ordenada: Monte Sossego, Flores do Mindelo, Estrelas do Mar e Cruzeiros do Norte.

Numa celebração que envolveu os quatro grupos que participam no desfile de terça-feira de Carnaval, mais a Escola de Samba Tropical, que desfila, como sempre, na véspera, a noite foi aproveitada ainda para se proceder ao lançamento oficial do site oficial da LIGOG-SV, mas que só vai estar disponível no dia 01 de Fevereiro, no endereço www.ligog.cv.

Para além das músicas, os cinco grupos oficiais exibiram ainda os porta-bandeiras, as rainhas de bateria e os mestres-sala, perante uma assistência que aplaudiu a iniciativa.

Segundo o presidente do Conselho Directivo da LIGOG-SV, Marco Bento, o evento significou um “arranque em força” rumo a um trabalho que deve desembocar “num Carnaval de alto nível”, em São Vicente, mas para o qual é necessário alcançar um orçamento de “um milhão de Euros”.

“Ainda está muito longe”, precisou a fonte, que disse ter recebido, enquanto presidente do Conselho Directivo da LIGOG-SV, “de bom grado” a “boa notícia” do apoio financeiro do Governo para a sonorização do percurso e para os grupos oficiais.

Marco Bento informou ainda que este ano haverá bancadas com lugares pagos. “De novo haverá bancadas, embora reconheçamos que no ano passado falhou a segurança”, lançou, prometendo que este será um item “a rever”.

Assim, e uma vez que o grupo Vindos do Oriente, campeão em título, já anunciou que não vai a concurso este ano, fica confirmada a presença de quatro grupos no desfile da tarde do dia 05 de Março: Monte Sossego, Flores do Mindelo, Estrelas do Mar e Cruzeiros do Norte, para além da Escola de Samba Tropical, que desfile na segunda-feira, véspera do dia do Entrudo.

O grupo Vindos do Oriente, no entanto, já comunicou que pretende efectuar uma animação carnavalesca na segunda-feira, 04 de Março, véspera do Carnaval, mas, confrontado, Marco Bento disse desconhecer tal iniciativa.

Os mandingas da Ribeira Bote, por seu lado, que anualmente animam as tardes de domingo que antecedem o dia de Carnaval, e com enterro no domingo seguinte ao desfile oficial, já anunciaram que principiam este domingo, 27, o desfile semanal pelos bairros da ilha de São Vicente e a baixa da cidade do Mindelo.

Por outro lado, os quatro grupos já têm em marcha a operacionalização do plano do Carnaval 2019, todos com obras em curso nos respectivos estaleiros, alguns com enredo já divulgado publicamente e outros em vias de iniciar os ensaios.

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top