PUB

Cultura

ARC novo álbum de Vasco Martins

Vasco Martins vai lançar um novo álbum. ARC (arco em criolo), assim se intitula o novo disco que estará disponível no mercado a partir do dia 19 de fevereiro.

O disco foi gravado num ‘live concert’ efetuado no Arc ‐arquitetura emblemática da ilha, situada na Praia d’Norte‐ concerto esse que foi efetuado no dia 13 de outubro de 2018.

Segundo uma nota de imprensa chegada à nossa redacção, Vasco Martins compôs temas novos para o concerto, que depois de serem editados, tiveram a masterização na Inglaterra assinada por Joe Fossard; “daí o magnifico som do álbum”.

Trata-se de uma edição “hiper” limitada, mas o álbum também saiu no streaming, em janeiro passado.

Neste trabalho, esteticamente Vasco Martins, a partir de temas compostos, efetua “variações e improvisações, tentando exprimir o ‘momento’, a ‘força axial do momento ‘ em que o concerto foi efetuado”.

“A utilização de instrumentos analógicos aliados aos digitais, favoreceram uma larga palheta timbrica. Sequências, music‐drones, sinfonismo, melodias etéreas, ambientes, concentração não linear nos improvisos, dinâmicas, downtempo e bpm a 120, fazem de ARC um notável testemunho de Vasco Martins como compositor‐performer, a sua alegria e generosidade em efetuar concertos (em ‘real time’ sem computador) com os sintetizadores que ele considera magníficos e absolutamente originais instrumentos”, avança.

“Fico feliz em viver numa época em que existem os sintetizadores, que embora por vezes mal compreendidos e usados, podem ser, como qualquer instrumento, o veiculo para a expressão artística”, declarou Vasco Martins num recente concerto efetuado.

Todos os  seis temas do novo trabalho foram gravados durante o concerto no Arc a 13 de outubro de 2018, excepto a versão abreviada de ‘Tabalongesim’ que foi gravada num concerto íntimo em casa e que teve masterização de Joe Fossard.

 

PUB

PUB

PUB

To Top