PUB

Cultura

Presidente do IPC preside II reunião da comissão do património cultural da CPLP em Portugal

O Presidente do Instituto do Património Cultural, Jair Fernandes, encontra-se em Portugal, em representação do Ministro da Cultura e das indústrias Criativas, a participar na IIª reunião da comissão do património cultural da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que decorre, em Lisboa, Portugal.

O encontro visa fomentar as iniciativas de valorização do Património Cultural comum, para integração e desenvolvimento regional das comunidades de língua portuguesa.

Conforme uma nota de imprensa chegada à nossa redacção, durante estes dois dias, além de apresentar o relato sobre as políticas públicas concernentes à gestão do património de cada país, na agenda estará a situação dos museus em cada Estado membro da CPLP, no quadro da rede de museus dos países de língua portuguesa.

Os peritos da CPLP definirão as metodologias de elaboração do Atlas do Património Cultural da comunidade, sob coordenação do Estado de Cabo Verde, enquanto detentor da presidência da comunidade, para o biénio 2018-2020. Biénio este norteado sob o lema, “A cultura, as pessoas, os oceanos”.

Os Peritos da CPLP, têm ainda em agenda, a análise das atividades a serem implementadas, de acordo com a ata da primeira reunião de Salvador da Bahia, Brasil. Entre estas ações, destaca-se o apoio a ações de valorização e promoção do património cultural dos Estados Membros, no âmbito dos programas da UNESCO.

De recordar que durante o primeiro encontro da comissão, decorrido em Salvador da Bahia, Cabo Verde solicitou o apoio da comunidade CLPC para a candidatura da Morna a Património Cultural Imaterial da Humanidade, e estabeleceu contatos para a futura candidatura transnacional do Ex-Campo de Concentração do Tarrafal a Património Mundial.

Este segundo encontro da comissão do património cultural da CPLP acontece na sequência dos encontros dos ministros da CPLP, acontecido em 2017, e da 1ª reunião da comissão do património cultural realizado em maio de 2018, no Brasil.

 

PUB

PUB

PUB

To Top