PUB

Opinião

Criada no Brasil em 1982- Comunidade Católica Shalom está em Cabo Verde desde 2016

Por: Diego Rodrigo Silva de Oliveira*

A Comunidade Católica Shalom foi fundada em 9 de julho de 1982, após seu fundador, Moysés Louro de Azevedo Filho, ter ofertado a vida e a juventude para levar Jesus Cristo e Sua Igreja àqueles que deles estivessem distantes, especialmente os jovens.
Em 30 de junho de 1980, o Papa João Paulo II chega ao Brasil para sua primeira visita ao País. O pontífice visita 13 cidades e participa da abertura do X Congresso Eucarístico Internacional, em Fortaleza (CE). Moysés Azevedo, aos 20 anos, é escolhido pelo arcebispo de Fortaleza, Dom Aloísio Lorscheider, para oferecer um presente ao Papa em nome dos jovens da Arquidiocese. Reza pedindo a Deus um presente digno de Sua Santidade e, em 9 de julho, entrega a João Paulo II uma carta na qual se coloca à disposição de Deus e da Igreja na evangelização dos jovens.

Exatamente dois anos após o encontro com o pontífice, é inaugurado o primeiro Centro Católico de Evangelização Shalom, uma lanchonete e uma livraria cuja missão é anunciar o amor de Deus às pessoas que ali chegam para lanchar, buscar aconselhamento, ajuda ou consolo.

Nascida no meio da juventude, a Comunidade surgiu com o objetivo de evangelizar os jovens mais afastados de Deus. No seu início, em Fortaleza (Nordeste do Brasil), várias pessoas vindas da Renovação Carismática Católica transformaram uma lanchonete em um meio de atração dos jovens a Deus. Hoje é a maior nova comunidade do Brasil com mais de 8 mil membros entre Comunidade de Vida e Aliança

Esta Comunidade tem centenas de grupos de oração espalhados em suas mais de sessenta missões distribuidas por todas as regiões do Brasil e em vários países no exterior (França, Canadá, Itália, Israel, Hungria, Argélia, Madagascar, Suíça, Uruguai, Chile, Guiana Francesa, Inglaterra, Estados Unidos da América, Paraguai, Bolívia, Equador, Tunísia, Peru, Portugal, Espanha, Cabo Verde, Moçambique, Panamá, Argentina, Filipinas, Polônia e Alemanha), promovendo eventos evangelizadores de grande e pequeno porte, dedicando-se a estes grupos e a cursos e retiros de formação catequética e cristã, sempre a pedido de bispos locais.

A Comunidade recebeu o Reconhecimento Pontifício como Associação Internacional no ano de 2007,com decreto vigorando desde o dia 22 de fevereiro. As Comunidades Novas são realidades recentes na Igreja e tornando-se cada vez mais numerosas e bastante presentes no apostolado da Igreja. Já há algum tempo vêm sendo aprovadas nas diversas dioceses gradativamente e aos poucos se iniciam as aprovações em nível pontifício.

No período que recebeu o Reconhecimento, a Comunidade Shalom se tornou a terceira das centenas de comunidades novas do mundo a recebê-lo, primeira da América Latina. O decreto foi entregue ao fundador Moysés Louro Azevedo Filho em Roma no dia 13 de março de 2007 e para o evento ocorreu um festivo Tríduo em Roma, para onde peregrinaram membros das diversas dioceses e nações em que a Comunidade está presente.

Em maio de 2012, no Jubileu dos 30 anos da Comunidade, esta obteve o seu Reconhecimento e Aprovação Definitiva dos seus Estatutos, pelas mãos do Papa Bento XVI, através do Pontifício Conselho para os Leigos.

Desde 2016, após um convite do Cardeal Dom Arlindo, a Comunidade Shalom chegou em Cabo Verde, para com o seu Carisma contribuir na ação evangelizadora da Igreja local, sobretudo com os jovens universitários.

A Casa da Missão hoje (em Cabo Verde) se encontra na zona do Palmarejo (na Cidade das Praia), onde acontece diversas atividades com jovens, crianças e famílias. Todas as quartas feiras acontece a Noite de Louvor na Igreja São Paulo apóstolo, com momentos de oração e formação. A Comunidade ainda se dedica a realização de de retiros, seminários por diversos lugares da ilha de Santiago.
Shalom!

*Responsável Local da Comunidade Católica Shalom – Missão Cabo Verde – Diocese de Santiago

caboverde@comshalom.org

PUB

PUB

PUB

To Top