PUB

Política

Mayor de Boston visita Cabo Verde

O Mayor de Boston, Martin Walsh, iniciou na sexta-feira (22) uma visita de sete dias a Cabo Verde, visando reforçar e consolidar as relações descentralizadas que Cabo Verde tem com aquela cidade, em Massachusets.

Com esta visita, Martin Walsh pretende igualmente procurar uma dimensão mais diversificada com foco no conhecimento e tecnologia, economia e atracção de investimentos, bem como a conclusão de uma aliança estratégica de segurança entre a Polícia Nacional e a Polícia de Boston.

Nesta deslocação o Mayor de Boston lidera uma mportante delegação composta por mais três dezenas de individualidades, entre elas, do secretário de comércio e investimento, Nam Pham, do directro para desenvolvimento económico da cidade de Boston, John Barros e do senador estadual do estado de Massachusets, Vinny de Macedo.

À sua chegada à ilha do Fogo, o mayor de Boston e a delegação, foram recebidos no aeródromo de São Filipe pelo presidente da câmara de São Filipe e deslocou-se de seguida a Ponta Verde, zona norte da ilha, para se reunir com os emigrantes cabo-verdianos/americanos.

Depois do encontro, a delegação de Boston fez uma volta à ilha, com passagem pelos municípios dos Mosteiros e de Santa Catarina do Fogo, assim como uma deslocação a Chã das Caldeiras, onde almoçou com os autarcas de São Filipe, Santa Catarina e Mosteiros.

Neste domingo, Martin Walsh assiste a missa na paróquia de São Lourenço, norte de São Filipe, antes de efectuar uma visita de algumas horas à ilha Brava, onde, além de encontro com o presidente da câmara, fará um “tour” por Fajã D´Agua, devendo regressar ao meio da tarde de domingo a ilha do Fogo, de onde seguirá para a Cidade da Praia.

Os Estados Unidos da América são um parceiro de vanguarda de Cabo Verde e com o qual o país concentra esforços para promover o reforço e o desenvolvimento de mecanismos eficazes de cooperação ao nível federal e descentralizada em vários domínios, sobretudo onde reside a maior comunidade cabo-verdiana no mundo, é neste quadro que o primeiro-ministro convidou o mayor de Boston a visitar Cabo Verde.

A deslocação às ilhas do Fogo e Brava deve-se ao facto da maior parte dos emigrantes cabo-verdianos nos Estados Unidos, ser originária destas duas ilhas. 

PUB

PUB

PUB

To Top