PUB

Cultura

Sal 2019: Mascote desfila nos carnavais de São Vicente, Sal e Santo Antão

A mascote dos Jogos Africanos de Praia, Sal 2019, conhecida como Kretxeu vai desfilar no Carnaval das Ilhas de São Vicente, Sal e Santo Antão de 26 de Fevereiro a 5 de Março. A informação é avançada pelo comité organizador do evento, através de uma nota enviada a esta redacção.

Segundo a mesma, o programa de celebração do entrudo será intenso para a mascote, que simboliza o maior evento
que Cabo Verde já recebeu, e, que terá lugar de 14 a 23 de junho, na Praia de Santa Maria, na ilha do Sal.

As actividades iniciam-se esta terça-feira, 26, em São Vicente com a participação no ensaio de Carnaval do Grupo Flores do Mindelo, seguido do ensaio com os Estrelas do Mar, Cruzeiros do Norte, o grupo de Monte Sossego e a Escola Samba Tropical.

No dia em que começarem os desfiles na Praça Nova, na sexta-feira de 1 de março, a Kretcheu sairá juntamente com as escolas. O mesmo acontecerá no dia seguinte, em que a mascote terá muitas surpresas para desvendar no desfile dos professores.

A Kretcheu também sairá às ruas com o grupo de Mandingas, no dia 3, e vai desfilar na noite de 4 com a Escola de Samba Tropical na Rua de Lisboa. No dia do Entrudo, a 5 de março, a mascote vai sambar ao som do rufar dos tambores com a sua própria coreografia inspirada na Sincronia, Arte, Corpo e Alegria das 11 modalidades que vão estar representadas nos Jogos Africanos de Praia.

Na ilha do Sal, a Kretcheu estará também em simultâneo nos desfiles de sexta, domingo e terça-feira. Enquanto em Santo Antão, a mascote participará no Programa de Educação de Valores Olímpicos numa escola em Ponta de Sol (nome) e desfilará nas celebrações carnavalescas da ilha.

Sendo o Carnaval uma das expressões mais fortes da cultura nacional, o Comité Organizador dos Jogos Africanos de Praia (COJAP), liderado pela sua presidente Filomena Fortes, decidiu que este seria um momento ideal para divulgar este evento através da sua mascote. A Kretcheu é um dos símbolos desta competição que mais tem contribuído para a divulgação da mensagem de sustentabilidade e proteção dos oceanos, uma das grandes missões dos Jogos Africanos de Praia.

A primeira edição deste evento desportivo, que terá Cabo Verde como palco, vai contar com cerca de 1000 atletas de 54 países africanos em 11 modalidades. Não só um festival desportivo, os Jogos Africanos de Praia terão uma forte componente cultural com música, gastronomia, dança e exposição de produtos nacionais e do continente africanos, mas também um espaço para realização de encontros entre investidores nacionais e internacionais.

PUB

PUB

PUB

To Top