PUB

Cultura

São Vicente: Rua de Lisboa rendida ao Carnaval

A rua de Lisboa, em São Vicente, recebeu na tarde desta terça-feira (5) o desfile oficial do Carnaval. Sem a presença do campeão em título, Vindos do Oriente, o Cruzeiros do Norte e o Estrelas do Mar foram os principais destaques da tarde. Monte Sossego não ficou muito atrás, mas segundo populares, o desfile foi aquém das expectativas.

Chave de ouro é a palavra escolhida para descrever o final do desfile carnavalesco desta terça-feira, em Mindelo. Chave essa que, segundo populares, está reservada ao Estrelas do Mar e Cruzeiros, penúltimo e último grupos, respectivamente a pisar o “sambódromo” da Rua de Lisboa.

É que com a ausência do campeão em título do desfile oficial, era expectável que o Monte Sossego assumisse a rédeas. Entretanto, na óptica de uma boa parte de populares auscultados pelo A NAÇÃO, no final do desfile é que a luta pelo ceptro de campeão este ano recai sobre o Cruzeiros do Norte e o Estrelas do Mar.

Depois de alguns anos de ausência da festa do carnaval Mindelense, este ano o Estrelas-do-Mar regressou a todo gás. Aliás esse foi um objectivo publicamente assumido pela sua direcção ainda na fase dos ensaios. Com o enredo “São Vicente, mar e folia”, três carros alegóricos, cerca de 600 foliões, e oito alas, o Estrelas do Mar brindou o público com um desfile memorável.

O “passeio” apenas na rua de Lisboa teve a duração de aproximadamente 50 minutos, altura durante o qual o grupo foi dos mais aplaudidos pelo público, senão o mais aplaudido.

Cruzeiros do Norte entrou na Rua de Lisboa passavam 10 minutos das 18 horas. No seu desfile, o Cruzeiros prestou homenagem aos países lusófonos através do enredo “CPLP sem fronteiras”. O desfile foi inaugurado com uma ala de tributo ao Brasil, representada por alguns foliões fantasiados de futebolistas, ostentando a camisola da selecção canarinha.

Com 800 foliões, espalhados por 12 alas e três carros alegóricos e depois do desfile desta tarde pode-se dizer que este grupo estará muito perto do seu objectivo de ser campeão. O desfile do Cruzeiros na Rua de Lisboa teve a duração de aproximadamente 50 minutos.

A terça-feira de Carnaval em Mindelo foi inaugurada às 16h10 com o desfile do vice-campeão de 2018, o Monte Sossego. Como anteriormente referido, do Monte Sossego o público esperava um pouco mais, sabendo de antemão da ausência do Vindos Oriente, grupo com o qual tem, nos últimos anos alimentado, uma forte e saudável rivalidade.

Mas esse facto não tirou o brilho ao “Montsú”, já que retratou fielmente o enredo “O meu carnaval é uma novela”. Abusou da sátira na música oficial do seu desfile “Riola de Cmad”, mas também entre as 12 alas, com mais de 1000 foliões, fez uma viagem a história das telenovelas que marcaram o país.

A abertura do desfile do Monte Sossego foi marcada pela passagem de Djibla, que é nada mais, nada menos do que um dos principais impulsionadores das primeiras emissões televisivas na ilha e no país. Nos seus três andores, fez um retrato fiel das novelas, “Xica da Silva”, “Raínha de Sucata”, Cobras e Lagartos” e “Roque Santeiro”. Pelas alas poder-se-ia notar indícios da novela Cambalacho, mas também das mais recentes “Cheias de Charme” e  “Carrossel”.

O grupo, Flores do Mindelo, rendeu o Monte Sossego, quando o relógio marcava 16h24. O seu desfile foi marcado pela evocação dos 140 anos da cidade do Mindelo, no enredo “Um monte com cara de gente e um monte de gente cara”. O Flores do Mindelo superou-se a si mesmo, quando comparado com a prestação de 2018.

Desta feita trouxe às ruas 800 foliões, espalhados por 12 alas, entre três andores. Num desses andores traziam imagens de sereias, figura mítica das histórias do mar. Num outro andor trouxeram uma diferente representação do Monte Cara. Já no terceiro andor, destaque para a representação de Amílcar Cabral, mas também do crescimento de Mindelo, enquanto cidade. O desfile teve a duração de 40 minutos.

O anúncio dos vencedores do Carnaval de São Vicente acontece na tarde desta quarta-feira (6).

PUB

PUB

PUB

To Top