PUB

Cultura

Ministro da cultura diz que mérito do Carnaval mindelense deve-se a organização dos grupos

O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abrão Vicente, defendeu que o mérito do desfile do Carnaval em São Vicente deve-se ao modo como os grupos se organizam. Este responsável que falava à imprensa, na última terça-feira (5), reconheceu alguns avanços no desfile carnavalesco, alcançados com a criação da LIGOC-SV.

“O Carnaval evolui, mas é bom ressaltar isso, como eu sempre disse desde o início. O mérito total deve-se ao modo como os grupos se organizam. Pela primeira vez temos uma LIGOC, também por iniciativa do Ministério da Cultura logo no primeiro ano dei o mote para que se aqui organizasse aqui a LIGOC”, diz, Abrão Vicente.

O titular da pasta da cultura destacou igualmente o sistemas de som inaugurado este ano, mas também a parceria entre a Câmara Municipal e a LIGOC, algo que valoriza ainda mais o trabalho colectivo.

“O facto de ter havido uma forte parceria entre a Câmara Municipal e a LIGOC. Também estou muito feliz devido ao facto do sistema de som, financiado pelo MCIC, ter funcionado. É mais um passo e creio que temos que ver isso como ganhos paulatinos”, argumenta.

Os prognósticos de Abrão Vicente apontam para três grupos vencedores, apesar de reconhecer que houve um que se destacou mais.

“Há um que eu acho que vai ganhar e não vou dizer qual para não antecipar, mas o nível e a disputa vão ser muito renhidos e mais uma vez uma nota ao público. Ontem (segunda-feira) também depois do Samba Tropical, passei pela cidade e nota-se o modo como todo o mundo está envolvido”.

Em relação ao prémio Kakóy, distinção que já vai na sua quarta edição, Abrão Vicente garante que veio para ficar, naquilo que depende do MCIC.

“O Prémio Kakóy significa que valorizamos tudo aquilo que é espontâneo e a prova disso, estive aqui a apartir das 14h à espera que a parte espontânea passasse. É a valorização popular, principalmente esse pensamento que já trago de São Nicolau. É preciso organizar outras formas de Carnaval porque todo o público e todo o povo quer participar”, conclui.

Abrão Vicente, visivelmente satisfeito com o desfile carnavalesco em Mindelo, conclui afirmando que ainda há uma margem de crescimento bastante grande do carnaval em Cabo Verde.

PUB

PUB

PUB

To Top