PUB

Cultura

“A Metamorfose” sobe ao palco do Centro Cultural do Mindelo

O Grupo de teatro do Centro Cultural Português (CCP) do Mindelo apresenta no sábado (8) e domingo (9), a peça teatral, “A Metamorfose”. Trata-se de uma adaptação dramatúrgica de Caplan Neves. O texto original é da autoria de Frank Kafka.

Sobe ao palco do Centro Cultural do Mindelo neste fim-de-semana a peça teatral “A Metamorfose”. Esta é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura.

Segundo o Caplan Neves, que fez a adaptação dramatúrgica, “o texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante – o famoso Gregor Samsa – transformado em insecto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverosímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana – tudo no estilo transparente e perfeito desse mestre inconfundível da ficção universal”.

Esta apresentação conta com a encenação e direcção artística de João Branco. Sobre a adaptação este último diz que o enigma de a Metamorfose  resistiu a infindáveis investidas de exegeses, análises e interpretações literárias, filosóficas, psicanalíticas, estilísticas, sociológicas, exotéricas… mais ou menos virtuosas.

“Para quem se atreve ainda hoje abordá-la, o desafio maior não é superar este infindável rastro de criatividade interpretativa mas, tão-somente, vislumbrar a sua inocência por detrás do rumoroso fumo de títulos que o alvejaram, visando vãmente domesticar o desconfortável enigma do homem metamorfoseado num gigantesco insecto”, argumenta João Branco.

A crioulização de “A Metamorfose” sustenta-se num elenco com grande experiência, com dois galardoados com o Prémio de Mérito Teatral, como Fonseca Soares e Ducha Faria, coadjuvados por Patrícia Estevão, Fidélia Fonseca e Edson Fortes.

No papel principal está Emerson Henriques, que se preparou durante praticamente três anos para este desafio de interpretação, não só do ponto de vista emocional, mas também físico e vocal.

O Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo foi fundado em 18 de Fevereiro de 1993, conta já no seu historial com 57 produções, encontrando-se prestes a estrear a sua 57ª produção cénica. É o mais produtivo e internacional grupo de teatro de Cabo Verde e, em 2018, comemorou 25 anos de existência.

Foto: Bob Lima

PUB

PUB

PUB

To Top