PUB

Cultura

Alisa Astral Lopes lança primeiro livro de poesia baseado no amor próprio

O Centro Cultural Norberto Tavares acolhe esta terça-feira, 12, pelas 16h, o lançamento do livro “Amor, Arte de Viver”, de Alisa Astral Lopes.

A apresentação está a cargo do Professor da Universidade de Santiago Luís Rodrigues.

Alisa Lopes é uma jovem cabo-verdiana de 26 anos que reside em Portugal. Na Capoeira, de que é praticante, é conhecida como Astral – que adoptou como seu nome literário.

Conforme uma nota de imprensa chegada à nossa redacção, expressando-se através da poesia, Alisa Astral Lopes escreve desde os 13 anos, “expressando mundivivências e emoções”.

É também artista circense e uma das fundadoras do primeiro grupo de Circo de Cabo Verde: o Enigma.

Formada em Psicologia Aplicada pela Southwest University, na cidade de Chongqing (República Popular da China), em 2016, Alisa ganhou um concurso de língua chinesa recitando um dos seus poemas (“Já vi”) em mandarim.

Em busca do amor-próprio

“Amor, Arte de Viver” é o seu primeiro livro de poesia, dado à estampa em edição da própria autora.

Uma viagem, através de 236 páginas e 121 poemas escritos, entre os 13 e os 24 anos – “por temas da psicologia, de uma forma poética e em uma linguagem menos técnica”.

Segundo a autora, “o livro está baseado na busca do amor-próprio, do amor à vida e ao ser humano”. Por isso a escolha desse nome.

Mas, ainda segundo Alisa Astral Lopes, a ideia de publicar o livro foi graças ao seu amigo Adriel Pires, que sempre lhe deu forças e reconheceu o talento da jovem poetisa.

No entanto, o incentivo mais forte, conta,  “veio de uma pessoa que estava a enfrentar uma depressão”.

“Ela disse-me que as minhas palavras tinham o poder de ajudar as pessoas, então tinha de partilhar a minha arte”, sublinha a autora.

Depois de Assomada, a obra será lançada nas cidades portuguesas do Porto e Lisboa.

PUB

PUB

PUB

To Top