PUB

Política

Ano lectivo 2019-2020 arranca a 23 de Setembro – ministra da Educação

O novo ano lectivo 2019-2020 arranca a 23 de Setembro e irá decorrer sob o lema “Juntos pela qualidade sem deixar ninguém para trás”, revelou hoje a ministra da Educação Família e Inclusão Social, Maritza Rosabal.
A informação foi avançada pela governante no final da reunião do Conselho do Ministério da Educação, que terminou este sábado, na Cidade da Praia, e que contou com a participação de todos os dirigentes dos serviços centrais e desconcentrados daquele ministério.
Segundo avançou Maritza Rosabal, o arranque do novo ano escolar inicia-se a 03 de Setembro e o ano lectivo está marcado para 23 do mesmo mês, e pela primeira vez, o período preparatório vai ser de três semanas, ao contrário dos anos anteriores em era de duas semanas.
Tendo em conta que cada um dos municípios tem “problemas específicos”, sublinhou a ministra, cada um vai preparar módulos de formação com características a nível local para poder partilhar as melhores práticas sobre redução do abandono escolar, gestão coordenação e funcionamento dos agrupamentos, escolas como espaço acolhedor e praticas sobre necessidades educativas especiais.
Por outro lado, avançou que para o próximo ano o ministério vai intervir também a nível da protecção social, de modo a dar uma atenção especial à protecção da criança e do adolescente para “eliminar e atenuar” os “males e problemas” que a comunidade educativa tem enfrentado, e que estão relacionados com “abuso e exploração sexual de crianças e do adolescente, maus tratos e défice de cuidados crianças”.
“O próximo ano lectivo irá decorrer sob o lema ‘Juntos pela qualidade sem deixar ninguém para trás’ o que significa que a comunidade educativa e os parceiros institucionais e da sociedade civil devem envolver-se para juntos trabalharmos para melhorarmos os resultados quer a nível da quantidade como da qualidade e apropriarmos cada vez mais do projecto educativo”, referiu.
Durante o encontro de dois dias foram debatidos os impactos da implementação do quadro legal e o balanço do ano lectivo 2018/2019, resultados, ganhos e desafios e a preparação do ano lectivo 2019/2020, “Políticas de protecção das crianças, jovens e adolescentes nas escolas: principais desafios” e “Políticas de acção social principais desafios e medidas”.
Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top